A Prefeitura Municipal do Rio Grande através da Coordenação de Defesa do Consumidor (PROCON) realizou na tarde desta quarta-feira (09) a apreensão de produtos disponibilizados ao consumidor com validade expirada. Esses foram encontrados no supermercados Maxxi Atacado e no Nacional, ambos da rede Walmart.
No supermercados Maxxi Atacado foram encontrados 14 produtos com validade vencida, além de itens com a validade não legível e também com a embalagem violada. Entre os produtos estavam o Nestlé Moça Beijinho, Pão hot dog, vinagre de maçã Rosinha, pizza Triavialy congelada, massa para pizza Marsala, Mistura para preparo de Pão de Ló, Farinha de Trigo Veneranda e Nestlé Leite Condensado. Já no Nacional Supermercados foi encontrada uma massa de grano duro com parmesão da marca Perdigão e um canudinho Marsala com embalagem violada. Além desses, 143 unidades do Iogurte Nestlé Grego estavam com a validade expirada. Esses estavam dentro do depósito para serem descartados.
De acordo com o secretário do PROCON, André Lima Bragagnolo, esta ação visa afastar o perigo do consumidor. “Os dois supermercados foram autuados em flagrante e agora esses têm dez dias para impugnar essa atuação. A multa por expor a venda, manter em deposito ou comercializar produtos com prazo de validade vencidos é de R$20 mil”
ENTENDA O CASO
A fiscalização é resultado de uma requisição do Ministério Público Estadual por meio do oficio 591/2014 de 3 de julho de 2014 e esse foi protocolizado no PROCON na terça-feira(7) . Ainda de acordo com o secretário “ O oficio nos da ciência da decisão judicial e pede uma fiscalização para que a gente veja se a medida estava sendo cumprida”. A medida é oriunda de uma ação cívil pública que o Ministério realizou contra o grupo WMS Supermercados do Brasil Ltda.(Walmart). Em Rio Grande os supermercados desta rede são: Maxxi Atacadão, Nacional e o BIG.
Redigido por Mirela Pinho