Na noite desta quinta-feira (21) a ex-corveta “Imperial Marinheiro” foi inaugurada como navio-museu. A cerimônia foi realizada no Cais do Porto Histórico do Município e presidida pelo então Comandante do 5º Distrito Naval, Vice-Almirante Leonardo Puntel.
Estiveram presentes na cerimônia de conversão da corveta em navio-museu o prefeito Alexandre Lindenmeyer, o comandante de Operações Navais, Almirante de Esquadra Sergio Roberto dos Santos Fernandes, a reitora da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Cleuza Maria Dias Sobral, além de autoridades civis, militares e profissionais da imprensa.
O navio-museu teve sua retirada do Serviço Ativo da Armada como Navio de Guerra da Marinha do Brasil no dia 5 de agosto do ano passado, e é fruto de um convênio firmado entre a Marinha do Brasil e a FURG. A Corveta foi o terceiro navio da Marinha a receber o nome “Imperial Marinheiro”, título que homenageia imperiais marinheiros e que tem na figura do rio-grandino Marcílio Dias o seu maior símbolo de bravura.
O novo atrativo turístico funcionará junto ao Museu Náutico e será, além de um espaço educativo, um instrumento de divulgação da história naval brasileira. A cidade de Rio Grande é o terceiro Município a possuir um navio-museu no Brasil. As outras são o Rio de Janeiro (RJ) e Belém (PA).
Na mesma ocasião o barco-escola “Flor do Mar” foi incorporado ao Centro de Convívio Meninos do Mar (CCMar) para sua utilização nas aulas de construção náutica e navegação, além de outras atividades ligadas à formação de jovens aprendizes.
O diretor do complexo de Museus da FURG, Lauro Barcellos, ressaltou que a incorporação do barco-escola e do convênio firmado com a Marinha para o funcionamento da ex-corveta como navio-museu, junto ao Museu Náutico da FURG, são extremamente importantes para Universidade. “As atividades complementam ações de educação em prol da comunidade e ao mesmo tempo de valorização da cultura náutica e histórica de Rio Grande”, completou.
Assessoria de Comunicação/PMRG
Com informações da Assessoria de Comunicação do Comando do 5º Distrito Naval