Na tarde da última terça-feira (10), o Executivo Municipal, por meio da Secretaria de Controle e Serviços Urbanos (SMCSU), autuou um popular que realizou um descarte de materiais com um caminhão na Praia do Cassino. A atividade contou com a colaboração da Secretaria de Mobilidade Urbana e Acessibilidade (SMMUA), que identificou o proprietário do veículo, através do número da placa, possibilitando que os fiscais de postura da SMCSU chegassem até o responsável.
A ação foi realizada através de uma denuncia nas redes sociais, que flagraram o autor descarregando o material nas dunas da Praia. O proprietário foi multado pelos fiscais, tendo que recolher os resíduos e levá-los até a estação de recebimento Bota Fora, no Bairro Carreiros. O titular da SMCSU, Dirceu Lopes, destacou a participação da comunidade na fiscalização e denúncia do episódio. “Essa parceira junto à comunidade é de suma importância para que possamos identificar estes que insistem em jogar os resíduos nas ruas do nosso Município. Todos os dias, retiramos cerca de 110 toneladas de lixo das ruas. Esse número tem diminuído, mas precisamos reduzir ainda mais.” O Secretário ainda comentou sobre as autuações que a Prefeitura tem realizado nos responsáveis por descartes inadequados de materiais. “O sistema agora é esse: quando identificados, os responsáveis serão multados pelos nossos fiscais de postura, e terão que levar o resíduo até uma estação de recebimento autorizada. Esta é uma forma de intimidarmos esse tipo de ação que vem ocorrendo com frequência na nossa cidade”, finaliza Lopes.
O Executivo tem realizado diversas atividades de conscientização no Município, como: palestras nas escolas, gincanas, mutirões de limpeza, e também lançamento do Programa “Rio Grande - Cidade Limpa”, justamente para que a cidade tenha um novo conceito no que diz respeito ao cuidado das ruas do Município e, também, gerar um sentido de responsabilidade e solidariedade das comunidades com o mesmo.
Redigido por: Victor Canuso