Foi inaugurada, na manhã desta segunda-feira (26), a nova instalação da Escola Municipal de Educação Especial Maria Lucia Luzzardi. A ampliação do espaço, que é uma realização da Prefeitura Municipal do Rio Grande por meio da Secretaria de Educação, agora conta com uma casa de dois andares, com salas amplas, além de áreas específicas para aulas de música, recreação e oficinas.
Localizada na Rua Marechal Deodoro, nas imediações da antiga sede da escola - ainda em funcionamento – a Instituição fica próxima a várias linhas do transporte coletivo, para melhor deslocamento dos alunos.
Com o objetivo proporcionar ao indivíduo portador do Transtorno do Espectro Autista a formação necessária ao desenvolvimento de suas potencialidades, a equipe de professores, por meio de uma metodologia especializada, visa a sua interação social e autônoma dos alunos preparando-os para superar as dificuldades e oportunizando-lhes, assim, uma melhor qualidade de vida.
Estiveram presentes na cerimônia de descerramento da placa de inauguração, o prefeito de Rio Grande, Alexandre Lindenmeyer, acompanhado da primeira-dama, Eunice Lindenmeyer, o vice-prefeito Paulo Renato Gomes, o presidente da Câmara de Vereadores, Flávio Maciel, o secretário de Educação, André Lemes, a diretora da Escola Maria Lúcia Luzzard, Bernadete Moraes e o presidente da Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Rio Grande (AMAR), Nei Carlos Rodrigues.
O secretário de Educação, André Lemes, destacou a importância do trabalho dos professores no acompanhamento destes alunos, e do trabalho feito pela secretaria, desde 2013, para que o atendimento das pessoas com autismo na cidade seja prioridade.
O prefeito Alexandre Lindenmeyer enfatizou que “o que nos move, principalmente dentro de uma administração pública, são as pessoas. Sempre precisamos avançar, e, ações como essa que nos motivam”, disse.
Atualmente a escola atende 82 alunos, com turmas organizadas de acordo com o nível de funcionamento, idade cronológica e interesse dos estudantes, contendo, no máximo, seis alunos por grupo de atendimento com duas professoras. Oferece também atendimento individual para alunos que não possuem condições de convívio grupal.
Assessoria de Comunicação/PMRG