1
FEV

Notícias

Movimento He For She promoveu debate plural, entre homens e mulheres, na 45º Feira do Livro


O Comitê Impulsor do Movimento He For She (Eles por Elas) em Rio Grande aproveitou o espaço da 45ª Feira do Livro da FURG na noite da última terça (30) para realizar na Arena Cultural um debate aberto, amplo e plural sobre a busca por igualdade de gênero e o combate à violência contra a mulher na sociedade.

A roda de conversa, mediada pela coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres, Maria de Lourdes Lose, contou com a participação da mulher trans e acadêmica de Psicologia, Francine Amorin, do técnico-administrativo da FURG, Eduardo Carvalho, do professor de Direito da FURG e advogado militante do Centro de Referência em Direitos Humanos, Hector Cury, da assessora pedagógicas das Relações Étnico Raciais da SMEd, professora Ingrid Costa, da reitora da Universidade, Cleuza Dias, e do pró-reitor de Extensão e Cultura, Daniel Prado. Em comum todos os convidados, de alguma forma, são militantes de questões de igualdade social em seus contextos de atuação.

A coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres abriu os trabalhos da noite apresentando os dados do crescimento no número de violência contra mulheres registrados no Rio Grande do Sul nos últimos dois anos.

“Em 2016, 1574 mulheres foram estupradas no estado, 96 feminicídios foram consumados e 263 foram tentados. Em 2017, 1661 mulheres sofreram estupro, outras 83 foram assassinadas e mais 324 tentativas foram registradas. São sim dados alarmantes e que precisam ser conhecidos por todos. O que nós queremos hoje aqui, com essa mesa composta em 50% por homens e 50% por mulheres, é proporcionar o debate plural, envolver todos e todas, sobretudo os jovens, na construção da igualdade de gênero e no combate à violência contra a mulher”, disse Maria de Lourdes.

Fazendo a leitura de seu papel enquanto homem, hétero e cis na sociedade, Hector Cury aproveitou a oportunidade para destacar três maneiras de contribuir com a discussão que considera fundamentais: reconhecer a existência da discriminação de gênero; lutar contra essa discriminação; e aprender a calar. “Ouvir mais as mulheres e falar menos também é um papel que temos muita dificuldade de cumprir. Por isso que vim aqui muito mais para ouvir do que para falar. Eu quero aprender”, disse o professor. Ingrid Costa, Francine da Veiga e Cleuza Dias deram seus depoimentos sobre o ser mulher, por perspectivas que constituem suas identidades de mulher negra, de mulher transexual e de mulher gestora, respectivamente.

Movimento “Eles Por Elas”

Criado pela ONU Mulher (Organização das Nações Unidas), o Eles por Elas tem como objetivo convidar pessoas do mundo inteiro para, juntas, criarem uma força visível e corajosa em prol da igualdade de gênero.

Entre os princípios do Movimento estão a educação, como uma maneira de criar comunidades saudáveis e eliminar as desigualdades; a saúde, com foco no cuidado da saúde materna, na prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e no combate ao casamento infantil de meninas; a identidade, no sentido de que ninguém deve ser prejudicado por estereótipos negativos a respeito de quem são, quem amam ou como se expressam; o combate à violência contra mulheres e meninas e a ocupação de assentos de poder por agentes femininas, para garantir que todas as vozes sejam ouvidas.

Em Rio Grande o movimento foi lançado em novembro do ano passado, contando com uma extensa programação e participação de grande público nos dois dias das ações de lançamento. Além da Prefeitura e FURG, 23 escolas da Rede Municipal de Ensino já estão credenciadas com o selo do “Eles por Elas”, levando o debate do tema para dentro das salas de aulas, com meninos e meninas.

“He For She” na Feira do Livro

Na edição deste ano da Feira do Livro da FURG, que acontece até o dia 4 de fevereiro na Praça Didio Duhá, no Cassino, representantes do Comitê Estadual Impulsor He For She (Eles Por Elas) trabalham em um estande com um objetivo principal: promover uma visão compartilhada de que a igualdade de gênero é uma questão de justiça, e de que ela beneficia a todos e todas.

O espaço, uma parceria entre a Universidade e a Prefeitura do Rio Grande, quer disseminar e buscar novos agentes no fortalecimento da luta pela igualdade de gênero e contra toda forma de violência contra a mulher. No local a equipe composta pela coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres, Maria de Lourdes Lose, pela representante da FURG no Comitê, Maria Rozana de Almeida e pelas servidoras da universidade Adriana Silveira, Taís Legemann e Viviane Brião, explicam aos visitantes como surgiu o movimento, qual a sua intenção e como aderir. Um computador conectado à internet está sendo disponibilizado no local para aqueles que querem fazer a adesão oficial ao He For She. O grupo também está realizando bllitz para distribuição de material informativo por toda a feira.

Assessoria de Comunicação/PMRG

Colaboração: Assessoria de Comunicação/ FURG


Fotos da Notícia


  •  - Crédito: Divulgação

    - Crédito: Divulgação

  •  - Crédito: Rosélia Falcão

    - Crédito: Rosélia Falcão

  •  - Crédito: Rosélia Falcão

    - Crédito: Rosélia Falcão





* separar os emails por vírgulas
  
Facebook Twitter Flickr

Prefeitura do Rio Grande

Largo Engenheiro João Fernandes Moreira, S/N
CEP: 96200-015 :: Telefone: (53) 3233.8400