A cerimônia de inauguração da Unidade Básica Prisional da Penitenciaria Estadual de Rio Grande (PERG) foi realizada na tarde desta quinta-feira (07). A Unidade, localizada no próprio presídio, é uma parceria entre SUSEPE, PERG, Prefeitura Municipal do Rio Grande e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), baseada no Plano Nacional de Saúde das Penitenciárias, que foi aprovado pela portaria interministerial 1777/2003 do Ministério da Justiça e Ministério da Saúde.
A Unidade Básica de Saúde Prisional caracteriza-se como atenção primária, voltada à promoção, prevenção, recuperação e controle de agravos e doenças dos presos. Desenvolvida por uma equipe multiprofissional, com atendimentos médicos, odontológicos, psicológicos, assistência social e de enfermagem, conta com um espaço dentro da própria penitenciaria para a realização desses procedimentos e estará em funcionamento de segunda a sexta-feira, das 13h 30min às 17h 30min.
A solenidade contou com a presença de diversas autoridades, entre elas a diretora do departamento de tratamento penal e representante do diretor da SUSEPE, Ivarlete de França, o diretor da Penitenciária Estadual do Rio Grande, Guilherme Ulguim, o delegado penitenciário da 5ª região, Aladino Gomes Santos, e a juíza de Direito Criminal, Dóris Muller Klug, além da secretária do Município da Saúde e representante do prefeito, Vera Elisabeth da Silva, e a presidente do conselho Comunitário de Execução Criminal, Maria de Fátima Prado Gautério.
Segundo Ivarlete de França, esta é a 21º unidade básica de saúde prisional inaugurada no Rio Grande do Sul. "As unidades do nosso estado são referência no Brasil. Estamos muito satisfeitos com esse resultado", explica.
O diretor da Penitenciária Estadual do Rio Grande, Guilherme Ulguim, comenta que a Unidade Básica de Saúde favorece a todos. Os presos não irão precisar se deslocar do presídio até o hospital para serem atendidos. Eles vão ter toda atenção, recursos e profissionais aqui. "Hoje é um dia especial para todos nós que unimos forças para que esse atendimento se tornasse realidade. Estamos satisfeitos com o resultado."
Já a secretária Vera explica que com a unidade será possível evitar riscos à saúde dos carcerários. "A qualidade com a saúde é a nossa obrigação, e possibilitar esse atendimento também. Este momento é muito importante para a saúde pública."
Os profissionais que irão atender na Unidade também foram apresentados durante a solenidade. O médico da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Edilon da Matta Talaier, a enfermeira da SMS, Maria da Penha Silveira Nunes, a auxiliar de saúde bucal da SMS, Camila Neumann e a técnica de enfermagem da SMS, Shirlei Michaello.
Também farão parte da equipe o odontólogo da SUSEPE, André Michielin da Silva, a psicóloga da SUSEPE, Miriam Medeiros, e a assistente social também da SUSEPE, Elícis Rodrigues da Silva.