O Executivo Municipal, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (SMMA), inaugura oficialmente, no próximo domingo (05), o Parque Urbano do Bolaxa. A ação ocorrerá às 14h, na ERS 734, ao lado da nova Creche, do Bolaxa, na Estrada Rio Grande/Cassino e contará com diversas atrações.
Com o objetivo de conservação da mata nativa e os recursos naturais, educação ambiental e lazer, o Parque foi criado em 2011, por meio do Decreto Municipal nº 11.110 de 8 de agosto de junho de 2011. Ele está integrado ao sistema APA da Lagoa Verde e possui área de 5 hectares, divida em Zona de Conservação e Preservação Ambiental, onde estão previstas atividades de pesquisa científica e educação ambiental, e a Zona de Desenvolvimento, onde poderão ser desenvolvida infraestrutura de cunho educacional, comunitário e recreativo.
O local abriga, ainda, espécies como corticeira e figueiras, além de diferentes espécies de orquídeas, diferentes espécies de aves - como o Cardeal-do-Banhado e a Maria-Faceira -, mamíferos - como a lontra e a capivara -, répteis - como o jacaré-do-papo-amarelo - e diferentes espécies de cobras. Vale lembrar que não são permitidas a caça e a pesca, assim como lixo ou fogueiras nas áreas de trilhas do Parque.
Mesmo aberto desde 2011, o Parque Urbano não continha a infraestrutura necessária. Agora, todas as espécies e trilhas estão com identificação, a infraestrutura básica foi realizada, assim como o regramento do Parque e a identidade visual - construída em conjunto com o Núcleo de Educação e Monitoramento Ambiental (NEMA). "Esta é mais uma área de lazer para a comunidade do Bolaxa e entorno, além de espaço privilegiado para contemplação da natureza e também desenvolvimento de atividades de educação ambiental", afirma o secretário adjunto da SMMA, Wagner Silveira.
Na tarde de domingo o evento aberto ao público terá atrações como música, apresentações artísticas, mostra fotográfica, trilha ecológica e soltura de pandorgas.
Redigido por: Débora Klein