O projeto prevê a instalação de placas fotovoltaicas na EMEI Débora Sayão, localizada no Parque Urbano do Bolaxa, e na EMEF Eliézer de Carvalho Rios, no Balneário Cassino.
A proposta foi apresentada pelo prefeito Alexandre ao Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado, José Alexandre Zachia Alan, no mês de março. Tendo recebido o retorno positivo, no mês de outubro foi dado andamento para viabilização do Projeto.
Neste sentido, a Administração Municipal, através do Gabinete de Programas e Projetos Especiais (GPPE) e da Secretaria de Município de Educação (SMEd), realizou, na última terça-feira (31), uma reunião com representantes das empresas Inove e Walm, para planejar a implantação do projeto nas escolas.
A Empresa Inove, sediada em Rio Grande e especializada em energias renováveis, será a responsável pela execução do projeto e a Walm Engenharia e Tecnologia Ambiental, com sede em São Paulo, será a empresa financiadora.
“A instalação dos painéis solares implicará na racionalização do consumo de energia elétrica e servirá como exemplo para outras escolas, além de dar início à possibilidade da utilização de energias renováveis em âmbitos maiores.”, explicou Jacinto Constanzo Júnior, sócio-diretor da Empresa Walm.
Ainda na tarde do dia 31 foi assinado o Termo de Ajustamento de Conduta, entre o Ministério Público Estadual e a Empresa Walm. A previsão é que a obra seja realizada no período de recesso das aulas, visando não causar transtornos para a comunidade escolar.
Após a reunião, o prefeito Alexandre Lindenmeyer pôde conversar com os representantes de ambas as empresas. “A implantação de uma energia limpa e renovável nestas duas escolas representa nosso esforço no desenvolvimento de políticas públicas para a construção de uma cidade mais humana e sustentável”, destacou o prefeito.
Assessoria de Comunicação/PMRG
Com informações do Gabinete de Projetos Especiais