Antes da construção das duas torres de transmissão de energia elétrica para o município vizinho de São José do Norte, a eletricidade do outro lado do canal era obtida através da utilização de pequenos geradores que abasteciam a população da cidade, de Bojuru e arredores. Porém, esses geradores além de apresentarem seguidamente problemas mecânicos, não tinham a capacidade de produzir grandes quantidades e potência de energia, impedindo o crescimento da região, já que era impossível a instalação de indústrias, empresas e até mesmo o desenvolvimento do comércio nesses lugares.
Para solucionar a questão, foram construídas as torres de transmissão, interligando São José do Norte e região a um sistema nacional de eletricidade.
A inauguração oficial ocorreu em 16 de dezembro de 1993. Ao todo são 70km de linha de energia elétrica de Rio Grande a Bojuru, atravessando o canal. Além disso, foram necessárias muitas obras de adequação ao novo sistema, como adaptação de alguns equipamentos dos usuários.