O prefeito Alexandre Lindenmeyer e comitiva estão em Brasília nesta quarta-feira (14) em defesa da manutenção do Polo Naval na região sul do Rio Grande do Sul. Durante a manhã os órgãos e entidades estiveram reunidos com a coordenação da Bancada Gaúcha na Câmara dos Deputados no intuito de buscar reforços para a defesa da pauta em audiência que será realizada no final desta tarde no Ministério de Minas e Energia.
Além do ministro da pasta de Minas, também estará presente na audiência o ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, que esteve ontem em Rio Grande anunciando uma força-tarefa do Ministério para agilizar a liberação do seguro-desemprego aos trabalhadores da indústria naval demitidos pela empresa Ecovix em Rio Grande no início da semana.
Na reunião cuja pauta é a defesa do Conteúdo Local e de novas licitações para os estaleiros em Rio Grande e São José do Norte participarão representantes da FURG, Prefeituras de Rio Grande e São José do Norte, do Sindicato dos Metalúrgicos do Rio Grande, FEDERASUL, Câmara de Vereadores, escritório do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, e da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos, ABIMAQ.
Na segunda-feira (19) parte da comitiva participará de uma reunião no Rio de Janeiro com o Sindicato Nacional da Indústria da Construção e Reparação Naval e Offshore (Sinaval), a fim de discutir estratégias para a continuidade do setor nos municípios de Rio Grande e São José do Norte. São presenças confirmadas nesta reunião o presidente do Sinaval, o presidente da Petrobras, Pedro Parente, e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Fábio Branco.
Assessoria de Comunicação/PMRG