Depois de investir mais de R$ 15 bilhões e gerar 24 mil empregos diretos, o Polo Naval de Rio Grande corre o risco de desaparecer. A mudança política da Petrobras evidenciada pelo processo de cancelamento dos contratos de construção de plataformas nos estaleiros do Brasil para contratá-los em outros países, atinge diretamente não só a região sul, mas todo país. “O cavalinho de pau” que o governo está dando na política industrial brasileira lançará os estaleiros no limbo.
O impacto dessa retração em termos de desemprego não se limita a Rio Grande por isso, a defesa da indústria naval e da política de conteúdo local mobiliza atualmente sete frentes parlamentares no Congresso.
Polo Naval de Rio Grande opera com apenas três mil trabalhadores. E as perspectivas apontam para a demissão de mais 1800, caso a Petrobras não firme novos contratos.
Em defesa do conteúdo local, dos direitos sociais, e principalmente em defesa do Polo Naval estaremos no dia 29 de Abril, realizando um grande ato de mobilização no município do Rio Grande com a presença do ex-presidente Lula.
Estão envolvidos na mobilização, o Prefeito do Rio Grande, Alexandre Lindenmeyer, Centrais Sindicais, Movimentos Sociais, Frente Brasil Popular, Partido dos Trabalhadores e Partido Comunista do Brasil.
O quê: Mobilização pelo Polo Naval
Quando: dia 29 de Abril (sábado)
Horário: 14h
Local: Em frente à Prefeitura do Rio Grande