Trabalhadores do setor naval estarão mobilizados a partir da noite deste domingo (12). Conforme informações do vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do Rio Grande e São José do Norte (Stimmmerg), Sadi Machado, estava prevista uma reunião para ocorrer ontem (10), porém, em razão da previsão de mau tempo, foi cancelada. O vice-presidente esclarece, no entanto, que o ato previsto para ocorrer em frente ao Estaleiro ERG 1 amanhã (12) está mantido. "Domingo estaremos todos mobilizados. Vamos fazer um grande ato. Na segunda-feira, a princípio devemos ir para a audiência pública em carreata", destaca.
De acordo com Machado, a carreata sairá da frente do ERG 1 por volta das 12h30 em direção ao Cidec-Sul na Furg, onde será realizada a audiência pública às 14h. "Vamos fazer a vontade do trabalhador. Se ele quiser ir a pé, vamos a pé, se ele quiser ir de carreata, vamos de carreata", afirma. Ele conta que o ato ocorrerá para pedir que os trabalhos sejam retomados no Estaleiro Rio Grande, administrado pela empresa Ecovix.
Em entrevista ao Agora no começo da semana, o vice-presidente explicou que a ideia é fazer um ato pedindo que seja retomada a contratação de mão de obra e que tenha prosseguimento a montagem de uma das plataformas, que se encontra dentro do Estaleiro, a qual já está, segundo ele, 30% concluída.
“Essa plataforma está com 30% da obra concluída e queremos a retomada imediata. Brasília está vendendo o nosso País para o capital estrangeiro. Até quando o Brasil vai ficar parado? Saíram para bater lata só para tirar a presidente? E olha que não estou aqui defendendo ninguém, mas até quando vamos ficar parados? Estamos pedindo socorro. Precisamos de ajuda, seja do governo federal, seja de quem for, precisamos de ajuda”, disse em entrevista. Entretanto, vale observar que, há cerca de dois meses, a Ecovix teve o pedido de recuperação judicial aprovado pela Justiça. Anterior a isso, a empresa responsável pela administração do Estaleiro demitiu a maioria dos trabalhadores, restando apenas alguns funcionários, os quais estão responsáveis pela manutenção do local.
No entanto, à época, já havia dentro do ERG 1 peças para a continuidade da montagem de uma das plataformas, que já estava em construção. Com o pedido de recuperação judicial, as obras foram paralisadas.
Machado reforçou que o objetivo é que, com estas atividades, o governo federal se sensibilize e busque viabilizar a retomada das obras, mesmo com o processo de recuperação judicial em andamento. “Queremos a continuidade dos trabalhos, enquanto decidem o futuro do Estaleiro. Esperamos reunir muitos trabalhadores. O Sindicato está fazendo o seu trabalho e estamos convocando. Precisamos nesse ato ter a consciência de todos os empresários e da população da cidade, porque não é um ato dos metalúrgicos, é do Município”, finalizou na oportunidade.
Fonte: Jornal Agora