Em reunião com lideranças políticas, empresariais e sindicais do Rio Grande, na última terça (13), o governador José Ivo Sartori afirmou que o governo está mobilizado pela manutenção e valorização da indústria naval gaúcha. Sartori anunciou que já na próxima segunda (19), às 16h, no Rio Janeiro, o secretário do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Fábio Branco, se reunirá com o presidente da Petrobras, Pedro Parente, para reafirmar a importância da permanência da atividade no Rio Grande do Sul.
A comitiva, liderada pelo prefeito do Rio Grande, Alexandre Lindenmeyer, trouxe ao governador a preocupação regional com o impacto da demissão de 3,2 mil trabalhadores do Estaleiro Rio Grande (ERG), anunciada na segunda (12), pela empresa Ecovix. Lindenmeyer solicitou o apoio do governo do Estado na articulação junto ao governo Federal, para que seja construído um planejamento de curto prazo para impedir o fechamento dos estaleiros, instalados na Região Sul do Estado.
“Nosso objetivo é buscar apoio no sentido de propor alternativas para o desenvolvimento da região. O fechamento dos nossos estaleiros será um imenso prejuízo, e a tendência é de que a produção de plataformas e cascos seja feita fora do Brasil. Mas afirmo que 70% do custo de produção fora do País é mais caro do que 100% do custo aqui, porque não gera renda, empregos e crescimento”, disse o prefeito. Ele lembrou que toda a Região Sul se engajou na estruturação e fortalecimento da indústria naval, qualificando mão de obra, preparando fornecedores e usando toda a capacidade técnico-científica.
Sartori destacou que a indústria naval é estratégica e fundamental para a região e que, juntamente com o setor metal mecânico, tem sido penalizada pela retração econômica. Ele reiterou o compromisso do Estado, acrescentando que abordará pessoalmente o tema em reunião com o presidente Michel Temer, em Brasília. “O momento é de dificuldades. Mas faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para ajudar no que for possível”, finalizou.
Conforme o secretário Fábio Branco, o objetivo da reunião com a Petrobras será reforçar a capacidade e o preparo da indústria naval gaúcha, para que os serviços não sejam paralisados. "Será uma oportunidade para que possamos mostrar a importância do RS nessa atividade, por meio dos três estaleiros", concluiu.
Participaram da reunião os deputados estaduais Adilson Troca e Nelsinho Metalúrgico; secretário municipal do Desenvolvimento, Jordano dos Santos Marques; presidente da Câmara Legislativo Municipal José Antônio da Silva e vereadores, o vice-reitor da Furg, Danilo Giroldo; o vice-presidente da Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos do RS, Enio Santos além de representantes da indústria e comércio da região.
BANCADA GAÚCHA
O prefeito Alexandre Lindenmeyer e comitiva estiveram em Brasília, na quarta (14), em defesa da manutenção do Polo Naval. Conforme informações divulgadas pelo Executivo Municipal, durante a manhã de ontem, os órgãos e entidades estiveram reunidos com a coordenação da Bancada Gaúcha na Câmara dos Deputados. O encontro teve como objetivo a busca de reforços para a defesa da pauta em audiência que estava prevista para ser realizada no final da tarde de ontem, no Ministério de Minas e Energia.
Fonte: Jornal Agora