Lideranças estiveram reunidas no dia 12 para discutir o atual momento da indústria naval. O técnico em meio ambiente da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA) e vereador eleito Luiz Gautério representou o prefeito Jorge Madruga, durante o encontro ocorrido na sala de reuniões da Prefeitura Municipal do Rio Grande.
A recente demissão em massa por uma empresa do Polo Naval mobilizou a articulação de um grupo de trabalho no intuito de que sejam mantidos os contratos, e novas licitações – mesmo com o lapso temporal. Nos próximos dias, uma comitiva irá a Porto Alegre e Brasília para contatar bancada gaúcha na Câmara dos Deputados e Senado, com objetivo de mobilizar os parlamentares em defesa da manutenção do setor no Rio Grande do Sul.
As dificuldades em que se encontram trabalhadores da metalurgia náutica afetam direta e indiretamente o comércio e prestação de serviços em São José do Norte e Rio Grande. Estiveram presentes no debate, membros da Associação de Prefeitos da Zona Sul (Azonasul), Universidade Federal do Rio Grande (Furg), Federação das Associações Comerciais e de Serviços do Rio Grande do Sul (Federasul), e sindicatos.
Fonte: Jornal Agora