Em reunião na Assembléia Legislativa do Estado, no dia 21 de fevereiro Prefeito do Rio Grande, Alexandre Lindenmeyer, entregou em mãos um ofício ao Presidente da Assembleia, Deputado Edegar Preto, solicitando uma Audiência Pública a ser realizada em Rio Grande, para tratar sobre a situação do Pólo Naval.
No documento (que segue em anexo) o Prefeito relata a importância da consolidação do pólo naval para Rio Grande e região e aponta a plena capacidade técnica – logística, infraestrutura e mão de obra – para manutenção do conteúdo local, com a retomada da construção da plataforma P71 pela Petrobras, assim como, a atração de novos contratos, e consequentemente aumento dos postos de trabalho.
“ Ressalte-se que a crise do pólo naval brasileiro nada tem a ver com a ‘crise econômica mundial’, pois as CONTRATAÇÕES CONTINUAM, mas agora no exterior, devido a uma decisão estratégica da Petrobrás”. Destaca-se no documento.
Participaram da reunião: dirigentes sindicais; o Procurador Jurídico do município Fernando Grassi; o Vereador de Rio Grande, Benito Metalúrgico; o Presidente da Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos do RS; o representante da Central Única dos Trabalhadores em Rio Grande, Deputado Estadual, Adilson Troca; o Deputado José Nunes; o Deputado Catarina Paladini; a Deputada Estadual, Stela Farias e a Deputada Estadual, Miriam Marroni.
A Audiência Pública poderá ocorrer no início do mês de Março. Outra frente de trabalho, vem dialogando com o Senador Paulo Paim, para realizar uma Audiência Pública proposta pelo Senado Federal. O objetivo é ampliar a discussão sobre o tema e unir forças para a manutenção do Pólo Naval Gaúcho.
Assessoria de Comunicação/Prefeitura Municipal do Rio Grande