Centenas de futuros moradores prestigiaram na manhã desta sexta-feira, 24, a cerimônia de inauguração do Residencial Marcelino Champagnat, no bairro Carreiros. O ato, realizado pela Prefeitura Municipal em parceria com a Caixa Econômica Federal (CEF), contou com a presença de diversas autoridades e foi marcado pela emoção das famílias que estão realizando o sonho da casa própria.
Prestigiaram a solenidade o prefeito Fábio Branco, o vice-prefeito, Adinelson Troca, o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Paulo Renato Mattos Gomes, os deputados estaduais Adilson Troca (PSDB) e Alexandre Lindenmeyer (PT), o bispo diocesano, Dom José Mário Strhoer, Frei Rinaldo, da comunidade do bairro Santa Rosa, o secretário de Habitação e Desenvolvimento Urbano, Jair Rizzo, o presidentre da CDL, Gilberto Sequeira, a superintendente nacional da Caixa, Lore Mânica Ribeiro, Dr. Ricardo Arteché, representando o Poder Judiciário, o diretor presidente da Royal do Brasil Tecnologies, Pedro Baulhesen, o gerente regional da área de construção civil da Caixa, Evaldir Michelin, o diretor da Serial Engenharia e Estruturas Ltda, Rui Lucas, o superintendente regional da Extremo Sul, Ruy Fernando Kern, além de secretários municipais, vereadores, moradores do Residencial e outros convidados.
O ato iniciou com as bençãos do bispo diocesano, Dom José Mário, e do Frei Rinaldo. Na oportunidade o titular da SMHADU, Jair Rizzo, falou da alegria de concretizar um trabalho de dois anos, iniciado desde o lançamento do Programa "Minha Casa, Minha Vida" em meados de 2009. Rizzo lembrou o trabalho integrado das secretarias de Governo para viabilizar a realização do empreendimento. "Ao proporcionar, junto à Caixa Econômica Federal, o sonho da casa própria, estamos diminuindo o déficit habitacional do Município e também fazendo justiça social", disse o secretário.
Já a superintendente nacional da Caixa, Lore Ribeiro, destacou o papel de cada agente no processo que vai desde a elaboração do projeto até a construção do Residencial. A infraestrutura, acompanhamento técnico-social, seleção de famílias, entre outras tarefas, são de responsabilidade da Prefeitura Municipal, comentou ela.
O prefeito Fábio Branco, por sua vez, destacou que este é um dia muito especial. "Desejamos muita felicidade pra essas 240 famílias que em breve vão morar aqui. Aproveitem suas casas, criem seus filhos com uma boa perspectiva de futuro e sejam felizes no novo lar. A Prefeitura continua à disposição de todos para auxiliar em tudo o que for possível", salientou Branco. O chefe do Executivo falou também que com o novo momento que Rio Grande atravessa, é fundamental que o desenvolvimento seja inclusivo, e isso passa pelo déficit habitacional. "Que este empreendimento seja um verdadeiro estímulo para novas parcerias, a fim de atender a um número maior de famílias que esperam pela casa própria", finalizou.
Por fim, houve o descerramento da placa e da fita alusivas à inauguração do Residencial Marcelino Champagnat. Os futuros moradores, emocionados, puderam visitar algumas casas e passear pelo condomínio. Na oportunidade também foi feito o agendamento das visitas para assinatura dos contratos para posteriormente, proceder à entrega das casas.
O RESIDENCIAL
As familias contempladas possuem renda entre zero e três salários míninos. Elas deverão pagar os novos imóveis em dez anos, com uma prestação mensal de 10% do salário mínimo. O total do investimento chega a R$ 9,3 milhões e foi financiado pela Caixa Econômica Federal.
O residencial possui 240 unidades habitacionais. Cada casa mede 36 metros quadrados e possui dois dormitórios, sala, cozinha e banheiro. Os imóveis foram construídos a partir de um sistema canadense. A parede, feita de PVC, é preenchida com concreto, tornando o trabalho mais ágil. Esse tipo de construção facilita a limpeza e evita a umidade.
O condomínio possui salão de festas, vagas para estacionamento e área de lazer, além de duas entradas - frente e fundos - com o objetivo de facilitar o acesso aos moradores.
NOVAS UNIDADES
Também nesta sexta-feira, o prefeito Fábio Branco e os representantes da Caixa Econômica Federal, anunciaram a construção de 60 novas unidades habitacionais na localidade de Quintinha, Vila da Quinta. As unidades serão destinadas aos moradores das proximidades do Arroio das Cabeças. Segundo o prefeito, o "Residencial Quintinha" faz parte de um projeto de construção sustentável denominado "Casa Azul", destinado a moradores de áreas de risco. Conforme o projeto, os próprios moradores deverão trabalhar no canteiro de obras, contratados pela empresa vencedora da licitação. "Além do sonho da casa própria, desta forma também estaremos viabilizando um emprego para os futuros moradores", comentou Fábio Branco. No local será construído um Centro Comunitário e um salão de festas.
24.06.11