O prefeito Fábio Branco recebeu, na tarde da última sexta-feira, 29, na sede do Executivo Municipal, a doação de 40 cópias do livro "Estuário da Lagoa dos Patos: um Século de Transformações", editado editado pelos professores doutores do Instituto de Oceanografia(IO) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) Ulrich Seeliger e Clarisse Odebrecht. O livro descreve os efeitos das mudanças climáticas no estuário da Lagoa dos Patos.
Os exemplares foram entregues ao prefeito pelos professores Ulrich Seeliger e César S.B. Costa, do Instituto de Oceanografia da Furg. Segundo informou Seeliger, um doa autores da obra, o livro sintetiza dez anos de pesquisas sobre a ecologia do estuário da Lagoa dos Patos financiadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), através do Programa de Pesquisas Ecológicas de Longa Duração (PELD).
Os estudos realizados por um grupo de pesquisadores do IO-FURG descrevem as mudanças ambientais, devido a causas naturais e antrópicas, que ocorreram no entorno dos municípios de Rio Grande, São José do Norte e Pelotas nos últimos séculos, bem como apresentam projeções sobre o clima, nível das águas, flora, fauna e até condições pesqueiras para as próximas décadas. As informações são dispensáveis para a gestão desses municípios costeiros ao longo do atual período de mudanças climáticas globais e de rápido desenvolvimento industrial e portuário regional.
Na oportunidade, o prefeito Fábio Branco parabenizou o professor Ulrich Seeliger pelo sério e consistente trabalho de pesquisa realizado ao longo destes anos. "Não tenho dúvidas de que o livro rendeu conclusões importantes sobre o estuário da Lagoa dos Patos que certamente vão servir de referência para o nosso trabalho dentro da recém instituída Comissão para o Enfrentamento das Mudanças Climáticas", comentou Branco. O chefe do Executivo aproveitou a oportunidade para convidar os professores para participar das reuniões da comissão, contribuindo para a criação de estratégias de adpatação frente às alterações e impactos ambientais que já existem e aos que estão por vir. Os professores, por sua vez, se mostraram dispostos a auxiliar os trabalhos da Comissão.
Cada Secretaria Municipal receberá uma cópia do livro, que também será distribuído para a biblioteca da SMEC. "Não faremos a distribuição para a biblioteca das escolas municipais porque este livro é de caráter científico, mais aprofundado e com termos específicos, da área. É uma obra de referência para professores", comentou Seeliger.
O professor também ressaltou que a Bunge Fertilizantes teve papel importante na confecção da obra, pois foi co-financiadora da impressão do livro, cuja primeira edição é de 1,5 mil exemplares. O apoio financeiro da Bunge faz parte das ações previstas na Proposta de Compensação Ambiental da nova planta industrial desta empresa na cidade de Rio Grande, que inclui a distribuição de material educacional e realização de palestras nas escolas municipais por estudantes e técnicos da FURG. As palestras descrevem as modificações ambientais que o estuário vem sofrendo, além de promoverem a valorização e a conservação dos ambientes naturais típicos da região, tais como as marismas que são banhados alagados por águas salgadas.
O livro "O Estuário da Lagoa dos Patos: Um Século de Transformações", já está a disposição para donwload no site do projeto Ecomidia Marinha, da Furg, que é o www.ecomidia.pro.br.
01.02.10