Na tarde desta terça-feira, 22, o prefeito Janir Branco recebeu representantes do grupo Wal Mart, multinacional que adquiriu as redes de supermercados Big, Maxxi Atacado e Nacional.
Estiveram presentes a diretora de Relações Governamentais, Maria Claudia Souza; VP Operações, Marketing e Comercial, Marcos Samaha; gerente de Operações, Elton de Melo Brito; e o advogado Carlos Ernesto Topal Ely.
Na ocasião, o prefeito tomou conhecimento das ações realizadas pelo grupo após a aquisição das redes acima citadas. Marcos Samaha também fez uma explanação sobre as linhas de ações promovidas. Citou que nas três unidades de Rio Grande são gerados 450 empregos diretos (300 no Big, 100 no Nacional e 50 no Maxxi Atacado), além das empresas terceirizadas (limpeza, por exemplo), promotores e repositores. "A primeira loja a ser reformada é a de Rio Grande. Queremos oferecer uma ambiente mais confortável, agradável e com melhor aspecto, pois o reflexo é altamente positivo, tanto para nossos clientes quanto para nossos associados (assim são tratados os funcionários)", ressaltou Samaha. Ele disse que "estamos trabalhando para baixar ainda mais os preços. Nossa política é a de oferecer preço baixo todo o dia, mas não como um produto de marketing e sim como uma iniciativa que tem por objetivo beneficiar a todos os envolvidos no processo", ressaltou Marcos Samaha.
O prefeito Janir Branco demonstrou sua satisfação em ser informado que a quase totalidade dos recursos humanos contratados são de Rio Grande. "Vivemos um bom momento na cidade com a chegada de investimentos maciços. A instalação definitiva do polo naval com suas indústrias periféricas, a possibilidade da instalação de uma fábrica de celulose pelo grupo Votorantin e outras empresas e indústrias de grande, médio e pequeno porte, nos fazem antever um futuro muito promissor para o município", salientou o Chefe do Executivo.
Durante o encontro foram levantados e discutidos assuntos relacionados ao Porto, o único marítimo do Estado e considerado o principal alavancador de investimentos, o retorno dos vôos regulares em dois horários e a possibilidade de um vôo noturno, o bom momento que vive a administração municipal, cumprindo todas as metas e outros aspectos ligados à economia do Município.
ORIGEM E HISTÓRIA DO WAL MART
A história da rede Wal-Mart confunde-se com a história do seu fundador, Samuel Moore Walton, mais conhecido como Sam Walton, nascido em 1918. Já na época de estudante, Sam foi eleito o rapaz mais versátil e tornou-se presidente do corpo de estudantes. Formou-se em economia no ano de 1940. A primeira experiência de Sam aconteceu como trainee numa loja em Oklahoma, conhecida como DuPont. Nessa época Sam conheceu sua futura esposa, Helen Robson.
A primeira loja dos Waltons foi uma franquia da rede Ben-Franklin, na cidade de Newport - em 1945. Bud e sua esposa Audie associaram-se a Sam e Helen por um ano, até comprarem sua própria loja. O casal Walton transformou a loja, que operava com prejuízos, em uma das maiores unidades da rede Ben-Franklin em Arkansas. Vendo o sucesso em 1949, o proprietário que alugava o imóvel para os Waltons, pediu-a de volta.
Os Waltons mudaram-se para Bentonville (Arkansas), uma pequena cidade na montanha Ozark. Em 1951, o casal passou a administrar uma pequena loja de variedades e de baixo volume, de nome WALTON'S 5 & 10. Em 1962, os irmãos Waltons possuíam e operavam 16 lojas.
Entre 1951 e 1962, Sam percorreu vários outros tipos de negócios (concorrentes como K-Mart). O conceito da empresa K-Mart era simples: mercadorias de preços baixos com qualidade e com ênfase no auto-serviço. Isto levou Sam a considerar um novo tipo de conceito: as Lojas de Descontos. Em 1962, Sam abriu a primeira loja de descontos em Arkansas - Rogers, com o nome de WAL-MART (nome sugerido por um associado). Em 1969 a Wal-Mart opera com 15 Lojas e a empresa torna-se uma incorporação. Sua chegada no Brasil acontece em 1994, com a abertura do Escritório Central na cidade de Osasco, São Paulo, em 19 de abril.
22.08.06