Abertas as inscrições para o curso de extensão Ciclo Cinema e Sociedade

O cinema se estabelece como uma ferramenta fundamental para entendermos os territórios discursivos comuns e pensar a inter-relação dos sujeitos que vivem em um universo no qual a retórica das imagens é essencial. Sendo assim, a ideia roteadora deste curso de extensão parte da noção de “partilha do sensível”, para defender a necessidade de ver-se filmes e analisá-los na sociedade em que estamos inseridos.

Diante do exposto, a Prefeitura Municipal do Rio Grande, por meio da Secretaria de Município da Cultura, em parceria com o Instituto Federal Tecnológico – Campus Rio Grande, IFRS, elaboraram o curso de extensão CINEMA E SOCIEDADE.

O curso tem o objetivo geral de divulgar e discutir obras cinematográficas e os temas sociais abordados por elas. Além disso, busca-se discutir temas sociais de todo tipo, na sua maioria mediada por conceitos provenientes de diversas áreas do saber, como sociologia, filosofia, história, psicologia, entre outras.

O curso será executado em encontros quinzenais de três horas de duração na Sala 03,da Secretaria de Cultura, à rua Gal.Vitorino, nº 666. Cada encontro contará com um professor ministrante.

24/04: Assalto ao trem pagador, de Roberto Farias

08/05: Eles não usam Black-tie, de Gianfrancesco Guarnieri

22/05: Ladrões de bicicleta, de Vittorio de Sica

05/06: Perdidos na noite, de John Schlesinger

19/06: Curtindo a vida adoidado, de John Hughes

03/07: Hair, de Milos Forman

17/07: Infiltrado na Klan, de Spike Lee

31/07: Support the girls, de Andrew Bujalski

Outras informações acesse o edital clicando aqui.

- Crédito: Divulgação