Prefeito Alexandre participa da XII Marcha em Defesa dos Municípios

Em agenda em Brasília desde a última segunda-feira (8) o prefeito municipal Alexandre Lindenmeyer encaminhou pleitos importantes da cidade e acompanhou de perto a tramitação de projetos de interesse do município. O Chefe do Executivo esteve no escritório de representação do Governo do Estado do Rio Grande do Sul na Capital Federal, onde foi recebido pelos assessores Douglas Velasquez e Robson Valdez. As reuniões foram pautadas pela discussão de temas comuns entre o município do Rio Grande e o estado. O prefeito ainda esteve na Embaixada de Portugal em Brasília, onde tratou de assuntos que envolvem o intercâmbio cultural entre a cidade do Rio Grande, o estado do Rio Grande do Sul e o país europeu.

No Legislativo, o prefeito visitou gabinetes de parlamentares, apresentou demandas e discutiu a possibilidade de emendas parlamentares para áreas estratégicas de Rio Grande, como saúde, educação e assistência social. Apresentou demandas das pastas competentes em agenda com o Diretor de Programas da Secretaria Nacional de Inclusão Social e Produtiva Rural, José Paulo de Almeida, e no decorrer desta terça-feira (9) integrou as discussões da XXI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, organizada pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM).

“Uma grande oportunidade para trocar experiências de forma integrada e debater temas que são comuns a todos nós, prefeitos e prefeitas, e que impactam diretamente nas nossas comunidades, como as dificuldades que estamos tendo nos repasses para áreas prioritárias como educação, saúde e assistência social, por exemplo. Questões que, acima de tudo, repercutem nos orçamentos dos municípios e na qualidade de vida da nossa população”, avaliou o prefeito Alexandre Lindenmeyer.

Guia de Reaplicação do Projeto Arte na Parada será distribuído para mais de mil municípios brasileiros

Na ocasião, o prefeito do Rio Grande integrou um painel com outros gestores e gestoras de municípios vencedores do Prêmio Municiência – Municípios Inovadores. Nossa cidade superou mais de 200 concorrentes de 102 municípios brasileiros com o projeto Arte na Parada, coordenado pelas secretarias de Município da Cultura e de Mobilidade, Acessibilidade e Segurança. A iniciativa ficou entre os cinco projetos mais bem avaliados do país, através de votação popular, e recebeu o reconhecimento da Confederação Nacional dos Municípios. O lançamento de um Guia de Reaplicação da proposta desenvolvida em Rio Grande, que visa à valorização do grafite, da arte urbana e dos profissionais que atuam nesse segmento, além do embelezamento da cidade e preservação do patrimônio público, marcou a tarde de hoje. O material será distribuído para mais de mil municípios brasileiros associados à CNM.

“Trata-se de ação que nos enche de orgulho, pelo seu caráter pedagógico, de valorização das nossas potencialidades e dos nossos artistas”, comentou o Chefe do Executivo. O prefeito de Rio Grande ainda destacou a importância do trabalho em rede, coordenado pela CNM. “Vejo com bons olhos esse espaço de debate e troca de experiências. Esperamos que, através deste trabalho articulado nós possamos multiplicar as boas práticas e fortalecer a rede entre os municípios”, argumentou.