9
DEZ

Notícias

PIM E PPV PROMOVERAM PALESTRA NO BAIRRO CASTELO BRANCO

Evento ocorreu na escola João de Oliveira Martins, no bairro Castelo Branco

Evento ocorreu na escola João de Oliveira Martins, no bairro Castelo Branco


O Programa Primeira Infância Melhor (PIM), em parceria com o Programa de Prevenção à Violência (PPV) realizou na tarde última segunda-feira, 07, na escola João de Oliveira Martins, no bairro Castelo Branco, um evento abordando o tema "violência doméstica".

Participaram do evento a secretária municipal da Saúde, Zelionara Branco, a supervisora da SMS, Patrícia Santos, a consultura do PPV Estadual, Fabiana Jorge, representantes da SMEC, a direção e professores da E.M.E.I Castelo Branco, representantes do PIM no Município, enfermeiras e agentes comunitárias da Unidade Básica de Saúde da Família além da coordenação e membros do Grupo Técnico Gestor Municipal do PPV.

Mais de noventa mães de crianças de 0 a 6 anos, moradoras do bairro, assistiram atentamente a palestra da psicopedagoga Maria Celeste Leitzke, do Grupo Técnico Estadual do PIM, de Porto Alegre. Ela abordou a temática da violência intra-familiar, fazendo uma reflexão com as mães sobre a importância de não bater, mas de educar, apontando que o bater apenas consiste em um ato que não modifica a conduta e muito menos educa.

Maria Celeste finalizou sua exposição com um texto sobre uma menina de três anos que foi morta em consequência da violência doméstica, o que emocionou muitas mães. E alertou: "se deste grupo, uma mãe a partir de hoje repensar na forma de educar seu filho e substituir o bater, pelo educar, conversar, pela famosa cadeirinha do pensar, minha vinda aqui no Município já terá tido sentido", finalizou a palestrante.

A psicóloga Cláudia Degani Aguiar, coordenadora do PPV no Município, comentou que atividades como esta devem ser realizadas mais seguidamente com os pais, para fazê-los refletir que na maioria das vezes a violência começa dentro de casa, na forma de agressão física ou psicológica. Pais estes, que deveriam proteger e amar seus filhos, e não agredí-los. Dessa forma, sengundo ela, "a criança que vive humilhada e espancada tende a humilhar e espancar, pois este foi o modelo de comunicação que vivenciou, o exemplo que recebeu em casa e que tende a reproduzir também na escola e na rua".

A escolha do bairro Castelo Branco deve-se ao fato deste ser a área do PPV do Município do Rio Grande. O PPV, Programa do Governo do Estado que visa a prevenção das diversas formas de violências, foi aderido pelo município em junho último.

09.12.09


Fotos da Notícia


  • Evento ocorreu na escola João de Oliveira Martins, no bairro Castelo Branco

    Evento ocorreu na escola João de Oliveira Martins, no bairro Castelo Branco





* separar os emails por vírgulas
  
Facebook Twitter Flickr

Prefeitura do Rio Grande

Largo Engenheiro João Fernandes Moreira, S/N
CEP: 96200-015 :: Telefone: (53) 3233.8400