O Programa Primeira Infância Melhor (PIM), em parceria com o Programa de Prevenção à Violência (PPV) realizou na tarde última segunda-feira, 07, na escola João de Oliveira Martins, no bairro Castelo Branco, um evento abordando o tema "violência doméstica".
Participaram do evento a secretária municipal da Saúde, Zelionara Branco, a supervisora da SMS, Patrícia Santos, a consultura do PPV Estadual, Fabiana Jorge, representantes da SMEC, a direção e professores da E.M.E.I Castelo Branco, representantes do PIM no Município, enfermeiras e agentes comunitárias da Unidade Básica de Saúde da Família além da coordenação e membros do Grupo Técnico Gestor Municipal do PPV.
Mais de noventa mães de crianças de 0 a 6 anos, moradoras do bairro, assistiram atentamente a palestra da psicopedagoga Maria Celeste Leitzke, do Grupo Técnico Estadual do PIM, de Porto Alegre. Ela abordou a temática da violência intra-familiar, fazendo uma reflexão com as mães sobre a importância de não bater, mas de educar, apontando que o bater apenas consiste em um ato que não modifica a conduta e muito menos educa.
Maria Celeste finalizou sua exposição com um texto sobre uma menina de três anos que foi morta em consequência da violência doméstica, o que emocionou muitas mães. E alertou: "se deste grupo, uma mãe a partir de hoje repensar na forma de educar seu filho e substituir o bater, pelo educar, conversar, pela famosa cadeirinha do pensar, minha vinda aqui no Município já terá tido sentido", finalizou a palestrante.
A psicóloga Cláudia Degani Aguiar, coordenadora do PPV no Município, comentou que atividades como esta devem ser realizadas mais seguidamente com os pais, para fazê-los refletir que na maioria das vezes a violência começa dentro de casa, na forma de agressão física ou psicológica. Pais estes, que deveriam proteger e amar seus filhos, e não agredí-los. Dessa forma, sengundo ela, "a criança que vive humilhada e espancada tende a humilhar e espancar, pois este foi o modelo de comunicação que vivenciou, o exemplo que recebeu em casa e que tende a reproduzir também na escola e na rua".
A escolha do bairro Castelo Branco deve-se ao fato deste ser a área do PPV do Município do Rio Grande. O PPV, Programa do Governo do Estado que visa a prevenção das diversas formas de violências, foi aderido pelo município em junho último.
09.12.09