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JAN

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DATC lança aplicativo para compra de passagens intermunicipais


O Departamento Autárquico de Transportes Coletivos (DATC), pensando em qualificar o serviço ofertado a seus clientes, anunciou uma grande novidade aos passageiros. Já está disponível o aplicativo DATC Passagens, que já pode ser baixado gratuitamente e possui versões para as plataformas Android e IOS. A proposta foi elaborada pela equipe da DATC, por meio do trabalho do Superintendente Jorge Rafael da Costa Lopes, em conjunto com o Assessor Administrativo, Armando Costa Monteiro Neto, e com o Supervisor Rubilar Tavares, o “Juquinha”.

A Rodosoft, empresa que detém exclusividade do sistema para comercialização de passagens via internet, foi a responsável pelo desenvolvimento do aplicativo. O investimento é de R$ 17.449,49, valor abaixo do limite que determina a execução de processo licitatório e que foi negociado em sete parcelas, o possibilita o retorno do valor investido já durante o período de pagamento.

O aplicativo funciona de maneira bastante simples. A partir de um cadastro feito pelo passageiro, é possível realizar consultas de horários e efetuar a compra de passagens, tendo como opção o pagamento no débito e também no cartão de crédito, inclusive de forma parcelada.  O aplicativo ainda permite que o usuário escolha a sua poltrona, a partir de um mapa que localiza cada uma das cadeiras no ônibus.

A ação foi tomada após um cenário que apontou uma grande redução de clientes no ano de 2018, chegando a superar a marca de 2000 mil passageiros a menos por mês,  fenômeno que também foi vivenciado por outras empresas concorrentes do mesmo setor, conforme dados apresentados por Jorge Rafael. Segundo o superintendente a iniciativa visa qualificar e diversificar o serviço ofertado pela empresa. “Além de garantir as condições de segurança e de qualidade normais, nós identificamos que poderíamos avançar para apresentar melhorias de oferta do nosso serviço, contando com diversificações de condições que já eram oferecidas”, salientou. Ele também destacou a importância do trabalho em equipe para a elaboração dos projetos. “Esse trabalho para nós é muito importante, pois temos um quadro restrito de profissionais, mas tudo é feito com muita intensidade e o resultado alcançado com o aplicativo foi muito comemorado”, avaliou.

A idealização do projeto partiu do supervisor Rubilar Tavares, o “Juquinha”, que apresentou o projeto buscando atualizar e modernizar o serviço prestado pela Autarquia.  “Hoje a gente resolve tudo via smartphone, então buscamos uma ferramenta que simplifica o atendimento, além se ser também uma forma de fidelizar os clientes, já que vão estar usando o nosso aplicativo. As vezes algumas pessoas podem ter dificuldade de ver os horário nos quadros da rodoviária. No celular, com o aplicativo, isso se torna mais fácil e está sempre disponível. É uma forma de oferecermos maior comodidade aos nossos clientes”, destaca.

O trabalho também teve a colaboração do Assessor Administrativo, Armando Costa Monteiro Neto que participou dos processos de negociação junto as empresas, assim como na elaboração dos contratos. Segundo Armando,  trata-se de uma alternativa para fidelização de clientes. “ O aplicativo é importante para a fidelização dos passageiros que compram do DATC. Isso agrega um número maior de passageiros a longo prazo, mantém o pessoal que comprou uma vez e quando precisar comprar passagem pra porto alegre, vai ter o aplicativo do DATC. Tendo ele  instalado no smartphone , que cada vez mais é utilizado para tudo, isso contribui para o conhecimento que o DATC presta o serviço  naquele determinado horário”, explicou.

Entretenimento A bordo e Carregamento USB

Também por meio do aplicativo, os passageiros poderão acessar um novo atrativo que está sendo ofertado pelo DATC. Já está disponível, em dois veículos, um serviço de reprodução de filmes, com 30 títulos disponíveis em catálogos. Para a reprodução, o passageiro acessa o seu aplicativo e clica na opção “filmes”. Será aberta uma página onde estará disponível o catálogo de lançamentos para a escolha do usuário, e que serão reproduzidos no próprio aparelho do passageiro, sendo necessário o uso de um fone de ouvido. O catálogo será atualizado a cada seis meses, para assim poder proporcionar sempre novas opções de entretenimento para a viagem.

O novo serviço opera através do uso da internet, mas não consome os dados do cliente. Os dois veículos que disponibilizam a função estão equipados com uma rede exclusiva para reprodução dos filmes. Dessa forma, proporciona alta velocidade para a reprodução dos filmes sem travamentos. A funcionalidade  também foi contratado junto a rodosoft, e inclui os direitos autorais para a reprodução dos filmes ofertados. Os equipamentos para a disponibilização do serviço nesses dois carros foram adquiridos pelo valor de R$ 12.250,00, que também serão pagos de forma parcelada.

Ainda nesse sentido, o DATC também equipou esses dois ônibus com pontos USB, para ofertar o carregamento de aparelhos eletrônicos, como smartphones e tablets. Cada ponto de carregamento USB possui duas entradas e está localizado entre as poltronas. Sendo assim, cada um dos 46 lugares do ônibus terá disponível uma unidade de carregamento à disposição do passageiro.  Para o UBS, o custo total, para a instalação nos dois ônibus, foi de R$ 5.285,40.

Na avaliação de Juquinha, o aplicativo oferece comodidade aos clientes e mantém a autarquia competitiva no mercado. "Nossa ideia é oferecer maior comodidade para o usuário. A tecnologia nos auxilia todos os dias e permite que possamos ofertar a questão dos filmes de entretenimento a bordo. É uma viagem longa e a pessoa passa ter essa comodidade de assistir um filme, e manter o aparelho carregado, com o uso do ponto USV. O DATC tem 51 anos e busca se atualizar cada vez mais para se manter competitivo no mercado", destacou.

Os dois carros equipados com as novas tecnologias farão parte da escala padrão executada pela autarquia, passando por rodízio da mesma forma que os outros nove veículos utilizados para as viagens. “Pelas características do DATC, temos que oportunizar que todos os públicos tenham a oportunidade de utilizar a essas novas funcionalidades. Os carros equipados estarão no rodízio, em diferentes horários, para que um número maior de pessoas possa ter acesso aos serviços”, ressaltou Jorge Rafael.

Ele ainda avaliou positivamente o trabalho em equipe, destacando que o produto desse trabalho possibilita que a autarquia ofereça diferenciais para a competição no mercado. “Quando a gente trabalha em equipe a gente consegue colocar as potencialidades de cada um dentro de um processo, numa mesma direção e o resultado é fantástico. É algo que a gente consegue por em prática aqui dentro da autarquia. A administração pública tem na  retaguarda profissionais preocupados e que trabalham juntos com os mesmos objetivos. E conseguimos produzir um diferencial competitivo. Com todas as dificuldades e limitações que nós temos conseguimos ofertar, em  2 carros, um conjunto de benefícios melhor que o da concorrência, finalizou.

O aplicativo está disponível para download no link a seguir:

Google Play: https://bit.ly/2WectTb
*também disponível na Apple Store


Fotos da Notícia


  •  - Crédito: SMCRI

    - Crédito: SMCRI

  •  - Crédito: DATC

    - Crédito: DATC

  • Armando, Juquinha e Jorge Rafael - Crédito: Vernihu Oswaldo

    Armando, Juquinha e Jorge Rafael - Crédito: Vernihu Oswaldo

  •  - Crédito: Vernihu Oswaldo

    - Crédito: Vernihu Oswaldo

  •  - Crédito: Vernihu Oswaldo

    - Crédito: Vernihu Oswaldo





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