O executivo Municipal disponibilizou o Tutorial da Rede de Políticas Públicas, constituído com o objetivo de facilitar a compreensão sobre o acesso aos diferentes serviços que compõem a Rede e divulgar as estratégias constituídas para que as equipes possam se identificar como agentes do Sistema de Políticas Públicas .
O Tutorial divide-se em cinco partes, onde apresenta:
- A rede de serviços da saúde, assistência social, segurança e educação
- O Projeto Conexões (que organizou o tutorial). Projeto esse que tem o foco de comunicação da Rede de PP
- Os mapas de cinco campos, com os desenhos da Rede de Atenção as Crianças , às Mulheres e a População em Situação de Rua
- Os Mapas das Zonas| Georreferenciamento com os prédios públicos
- Anexo com os serviços da Rede, Endereços e telefones
O Comitê Gestor do Conexões (CGC), criado pelo decreto 15.254/2018, elaborou o tutorial com o objetivo de melhorar a qualidade da comunicação na Rede. Durante os meses de agosto, setembro e outubro, as referências do território e do especializado analisaram, colaboraram e revisaram o material como formas de sensibilizar e fortalecer o processo participativo e de co-responsabilidade com as Conexões em Rede.
Em 2018, a ênfase do Processo de Trabalho do Projeto Conexões, foi trabalhado o pertencimento dos serviços as zonas, conhecimento das equipes sobre a Rede como um todo, qualificação das referências do conexões território e do especializado ( referente aos papéis na relação com a Rede), identificação e pactuação de ferramentas para o cuidado compartilhado, estabelecimento de rotinas de encontros e de combinados para conexões virtuais.
Roda de conversa sobre Círculos de Culturas Juventude e suas Realidades, coordenado pelo Projeto Conexões com a Diretoria de Arte e Cultura (DAC/FURG) para trabalhar as referências do Conexões, o processo de educação permanente através de diversas linguagens culturais (Sarau, cinema...). Os Jovens inseridos em movimentos culturais, serão mediadores dos círculos de culturas, para aproximar subjetivamente as equipes da realidade e contextos da Juventude Periférica – com vistas, a potencializarem o protagonismo juvenil e sua cultura.
Para 2019, o foco das ações do Conexões será a ênfase será compartilhamento dos casos entre zonas e equipes serviços especializados. Um dos exemplos de relação da direção de casos dos serviços especializados para as zonas serão mapeados e compartilhados a totalidade dos casos de crianças e adolescentes, em instituições de acolhimento, egressos da CASE, em trabalho infantil- os casos tem a coordenação de cuidado dos serviços especializados e serão informados e monitorados no território.
O objetivo é também georreferenciar os casos e compreender demandas de projetos nas zonas, a partir das áreas de maior risco. Em Março será realizado o Seminário Círculos de Culturas – Juventude e suas Realidades, e será lançado o calendário de Circulo de Cultura do ano. O próximo Tutorial será sobre o Mapeamento das Ofertas dos Serviços do Território. Outra ação construída foi o Calendário Colorido de Conexões, prevê meses temáticos, trabalhados por todos os serviços nas zonas – em cada mês temático terá como rotina um dia D que será o ponto em que todas as equipes do território trabalharam simultaneamente.