No final de novembro a Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd), através do Núcleo de Diversidade e Inclusão, realizou mais uma formação direcionada aos Monitores da Educação Inclusiva que atuam nas escolas da Rede Pública Municipal de Ensino. A formação ocorreu no Centro de Formação para a Diversidade Cultural e Inclusão Escola Viva, como a atividade de fechamento do ano, tendo como objetivo dialogar e avaliar o trabalho realizado durante 2015.
De acordo com a coordenadora do Núcleo de Educação Inclusiva, Luiza Bonneau, foi realizada uma técnica com agrupamentos dos participantes de acordo com cores, para que se conhecessem e compartilhassem informações como nome, escola, alunos e curso em que realizaram a graduação. Na mesma roda de conversa foram realizados relatos sobre aspectos e pontos importantes do trabalho realizado diariamente. Ao final da roda um monitor de cada grupo foi eleito para contar o que havia sido discutido. “Eles são parte importante na construção da inclusão na educação”, afirmou Luiza.
De acordo com a coordenação do Núcleo, durante os relatos foram expressos muitos aspectos que as levaram a refletir, como por exemplo: “o aluno ensina o monitor a lidar com ele, e aprende-se o tempo todo”, “família é o pilar, e a escola são os braços”, “o trabalho com eles está sendo desafiador”, “a inclusão tem muito a crescer”, “sempre tentar deixar a aluna cada vez mais independente”, “saber chegar na professora da sala de aula, ir comendo o mingau pelas bordas”, “as atividades podem ser diferentes, desde que sejam dentro do contexto”.
De acordo com Luiza, a cada ano buscam-se novas ações e estratégias com o objetivo de aprimorar e consolidar a inclusão nas escolas do Município. “Escutar os relatos dos monitores é enriquecedor para todos e nos proporciona saber como eles estão enxergando sua relação com o aluno, ou seja, com a escola como um todo”, finalizou.
Redigido por: Roberton Reis