Na manhã desta quarta-feira (9) aconteceu no Cinesystem do Praça Rio Grande Shopping Center, a premiação do II Festival de Vídeo Estudantil de Rio Grande, que é uma iniciativa do Curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), em parceria com o Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM) e a Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd).
Desenvolvido de maio a dezembro de 2015, o projeto objetivou, através de oficinas oferecidas aos professores das escolas da Rede Pública Municipal, motivar a produção audiovisual, desenvolvendo a leitura de diversos gêneros textuais e audiovisuais como atividades pedagógicas vinculadas ao currículo escolar.
A cerimônia de premiação do II Festival de Vídeo Estudantil de Rio Grande contou com a presença do secretário de Município da Educação de Rio Grande, André Lemes da Silva; da gerente de Recursos Humanos da SMEd, Ingrid Wally Jorge; da coordenadora do NTM, Josiane David; da coordenadora do Núcleo de Educação Integral, Denise Neves; da supervisora de marketing do Praça Rio Grande, Thays Oliveira e de alunos, professores e gestores da Rede Pública.
”Estamos formando uma geração de crianças e jovens que certamente terão um olhar diferenciado para a cultura e para as artes cênicas. Também estamos potencializando a ação criadora das crianças, e isso tem reflexo imediato na aprendizagem cotidiana da escola”, disse André Lemes.
Na oportunidade, todos os presentes puderam assistir aos 8 vídeos (curtas) produzidos pelos alunos das escolas participantes. Neste ano, participaram os seguintes vídeos:
– “Apenas um roteiro”, da EMEF Helena Small, sob orientação da professora Juciane Machado;
– “DANIELA, uma caminhada de superação”, da EMEF Wanda Rocha Martins, sob orientação do professor Eduardo Isaac Martins Gonçalves;
– “Hemilly”, da EMEF Zenir de Souza Braga, sob orientação da professora Miriam Leite;
– “Noite do Pijama”, da EMEF Frederico E. Buchholz, sob orientação das professoras Avani Lima e Fabiana Rodrigues;
– “O último olhar”, da EMEF Porto Seguro, sob orientação da professora Karine Ferreira Sanchez;
– “Para sempre Natal”, da CFDCI Escola Viva, sob orientação da professora Juciane Machado;
– “Tempo perdido”, da EMEF Sant’Ana, sob orientação da professora Rosângela Moura Samanego;
– “Uma vida em outra vida”, EMEF João de Oliveira, sob orientação da professora Marisa Barreto Pires.
Ao final da mostra ocorreu a premiação nas categorias melhor vídeo, melhor ator, melhor ator coadjuvante, melhor atriz, melhor atriz coadjuvante, melhor direção, roteiro, produção, trilha sonora e direção de arte. As cinco últimas categorias foram julgadas pelos servidores técnicos da Secretaria de Município da Cultura (Secult) e da Secretaria de Município de Comunicação e Relações Institucionais (SMCRI). As demais categorias foram escolhidas pelos estudantes das escolas participantes do projeto e outras três Instituições Municipais de Ensino convidadas para a votação.
Os grandes vencedores do II Festival de Vídeo Estudantil de Rio Grande são:
Melhor Direção de Arte: “Para sempre Natal”, do CFDCI Escola Viva.
Melhor Trilha Sonora: “Noite do Pijama”, da EMEF Frederico E. Buchholz.
Melhor Produção: “O último olhar”, da EMEF Porto Seguro.
Melhor Roteiro: “Noite do Pijama”, da EMEF Frederico E. Buchholz.
Melhor Direção: “Hemily”, da EMEF Zenir de Souza Braga.
Melhor Ator: Alerrandro Cardoso, da EMEF Sant’Ana, com o curta “Tempo Perdido”.
Melhor Ator Coadjuvante: Eduardo Fontineli, da EMEF Helena Small, com o curta “Apenas um roteiro”.
Melhor Atriz: Cintia Castro Azevedo, da EMEF Sant’Ana, com o curta “Tempo Perdido”.
Melhor Atriz Coadjuvante: Kauane Silva, da EMEF Sant’Ana, om o curta “Tempo Perdido”.
Melhor Vídeo: “O último olhar”, da EMEF Porto Seguro.
Redigido por: Roberton Reis
Fotos: NTM