O prefeito, Alexandre Lindenmeyer, esteve na cidade de Porto Alegre, onde recebeu a notícia do Secretário de Infraestrutura e Logística do Estado do Rio Grande do Sul (SEINFRA), João Victor Domingos, de que a cidade do Rio Grande foi contemplada com o Plano de Aviação Gaúcha, através das definições sobre a concepção dos três aeroportos prioritários no Rio Grande do Sul, nos Municípios do Rio Grande, Passo Fundo e Santa Rosa.
O Programa de Desenvolvimento da Aviação Regional e do Governo Federal, preveem investimentos em torno de 270 aeroportos regionais brasileiros, conforme informações da Secretaria de Aviação Civil (SAC). Destes, 15 aeroportos estão no Rio Grande do Sul.
Para o prefeito, Alexandre Lindenmeyer, o novo modelo do aeroporto do Rio Grande, consolidado hoje, é fruto de um antigo diálogo com o Governo do Estado e Governo Federal. O mesmo afirmou, ainda, que é uma data muito importante, já que o potencial da cidade em relação ao crescimento/ desenvolvimento da indústria naval, aos projetos eólicos da região, a FURG ter redobrado os seus trabalhos, ao Porto do Rio Grande, que neste primeiro semestre bateu o recorde em importação e exportação, vêm aumentando gradativamente, ora todos esses fatores influenciaram na conquista desta consolidação para o Município.
Segundo o prefeito, atualmente temos um aeroporto que opera com aviões de pequeno porte, o mesmo apresenta capacidade para até 15 passageiros. Ele avalia, que considerando o projeto em tela, apresentado hoje, e as articulações dos governos envolvidos, pode se dizer que futuramente a realidade do Município será outra. Já que as adequações do atual aeroporto irão comportar a demanda já existente, como também as futuras.
O prefeito lembrou que, o Ministro Moreira Franco informou meses atrás à disposição do governo em não fazer pequenas mudanças no Rio Grande, mas sim um aeroporto de qualidade e com porte considerável, o qual poderá dar qualidade ao atendimento dos usuários. Lembrou inclusive que, está dentro do Projeto à prevenção de combate ao incêndio, assim o caracterizando na categoria de aeronaves de grande porte.
Além disso, Rio Grande receberá aeronaves de grande porte ganhando características expressivas de um aeroporto. Ademais, comportará um pátio de 23 mil metros quadrados,um terminal para passageiros moderno e, também oito aeronaves com uma pista reforçada com pavimento.
O prefeito finalizou dizendo que, está muito feliz com a conquista, além do que, quem ganha com esse projeto é a cidade, a região sul e principalmente o Estado. O projeto estará sendo encaminhado para licitação no próximo mês e com a perspectiva de que seja executado em médio prazo, logo se conquistará um aeroporto que terá longevidade para a comunidade como um todo.
De acordo com a SAC, em três anos e meio haverá cerca de R$ 401,6 milhões em investimentos, nos 40 aeroportos regionais. Outros R$ 378 milhões estão sendo executados no âmbito do Plano de Aviação Regional, o qual prevê melhorias em 270 aeroportos regionais brasileiros. O programa igualmente contém outros objetivos, entretanto o principal é garantir que 95% dos brasileiros tenham um aeroporto a menos de 100 quilômetros.
INFORMAÇÕES:
- Aeroporto Código C3 - Operação por instrumentos IFR diurno /noturno com implantação de VOR, Estação Meterológica de Superfície, estação de rádio EPTA, PAPI e casa de força;
- Implantação de novo pativo de aeronaves com 23.784,00m, com posiçã para até 8 (oito) aeronaves comerciais de grande porte (família Boeing 737 e Airbus 419 e 420);
- Implantação de Seção contraincêncido ível 5, de área total 4.148 m, sendo 290m de área construída;
- Implantação de nova pista de táxi com 205,00 metros de comprimento, 4.112m e acostamento de 1.903m;
- Estacionamento de veículos para 206 vagas com 5.562m;
- E terminal de passageiros com 3.188m.
Redigido por Raquel Carlucho