A Prefeitura do Rio Grande, por meio da Secretaria de Infraestrutura (SMI), segue realizando obras de macrodrenagem nas imediações da Junção. Em função do alto volume de chuvas que atingiu a região nas últimas semanas, as atividades foram prejudicadas. A ERS-734 segue parcialmente bloqueada, e os motoristas que transitam pela rodovia deverão utilizar um desvio, construído na lateral da estrada, para seguir percurso. O trânsito na via deve ser normalizado assim que as atividades sejam encerradas. A previsão é de que, com clima favorável, as obras possam ser concluídas ainda nesta semana.
As obras de macrodrenagem e pavimentação objetivam melhorar o escoamento pluvial, evitando os alagamentos causados pelas chuvas de inverno. Estão sendo investidos mais de R$ 850 mil reais na Rede de Drenagem. O recurso é proveniente do Fundo Municipal de Gestão Compartilhada, que permite que 5% da tarifa de água e 10% da tarifa de esgoto da Corsan sejam revertidos em investimentos na cidade A Secretaria de Município de Infraestrutura (SMI) está auxiliando os agentes de trânsito da SMMAS na sinalização dos desvios e realizando a recuperação do pavimento afetado durante as obras. Os investimentos em infraestrutura beneficiarão os bairros Junção, Vila Maria e Bernadeth.
Além da obra de Macrodrenagem da Junção, a Prefeitura também realizou outra obra similar na Rua Pedro Corrêa Azevedo, no trecho que vai do Saco da Mangueira até a Avenida Itália. Nesta obra, já concluída e que também envolveu serviços de pavimentação, foram investidos mais de R$ 2 milhões de reais, recursos também oriundos do Fundo Municipal de Gestão Compartilhada.
Outros serviços de infraestrutura também foram realizados no último mês de março, como o recalçamento em vias de grande mobilidade do Centro de Rio Grande, como trechos da 4 de Maio, entre Val Porto e Senador Corrêa (concluída) e Osório e Perimetral (em andamento).
O prefeito Alexandre Lindenmeyer destacou os benefícios que a conclusão das obras proporcionará àquela região. “A possibilidade nós realizarmos a transposição da ERS - 734, com essa macrodrenagem, vai nos permitir que haja todo um saneamento das águas pluviais neste outro lado da estrada que abrange o projeto Junção, a área da UPA, a da rodoviária e Rua Pedro Carneiro Pereira. O que vai qualificar o sistema de drenagem de toda a região”, completou o prefeito.