Na manhã desta quinta-feira (8), o prefeito Alexandre Lindenmeyer reuniu-se com representantes da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), pescadores artesanais, armadores da pesca e o secretariado da Secretaria de Município da Pesca (SMP) no Salão Nobre do Paço Municipal. O objetivo da reunião foi construir uma parceria com a FURG, com o intuito de construir um catálogo que ilustre as espécies que estão presentes na portaria 445/2014 do Ministério da Pesca.
Na ocasião o prefeito realizou um diálogo com o vice-reitor da FURG, Danilo Giroldo, o professor do Laboratório de Recursos Pesqueiros Demersais e Cefalópodes, Luís Gustavo Cardoso, e representantes do setor pesqueiro. Para tratarem da organização e funcionamento da Portaria 445, assim como foi instituído que haverá um seminário no mês de fevereiro para discutir a pesca no Município, com servidores da fiscalização e da atual gestão.
De acordo com o secretário da SMP, Ederson da Silva, “está reunião é um passo significativo, nela propusemos a criação de uma agenda institucional para discutirmos o que esta ocorrendo no setor pesqueiro e com isso, propor alternativas para melhorar as fontes de informação que o setor necessita”.
Segundo o pescador artesanal, Loredi Vinagre Borges, “a oportunidade é fundamental para discutir uma medida implementada pelo Ministério da Pesca, a qual todos do setor pesqueiro tem que se fazer cientes da normativa aprovada, a realização de um seminário para discutir a temática será de vital relevância para unir as questões referentes à pesca, fiscalização e o setor pesqueiro em si”.
Em meio à discussão o prefeito, Alexandre Lindenmeyer articulou que “a questão é de extrema importância, pois ela trata de uma questão de sustentabilidade, a busca por uma informação concisa sobre as espécies presentes na portaria 445/2014, normativa essa que afeta diretamente o desenvolvimento econômico do Município e com isso, o Executivo Municipal irá promover medidas para atender as demandas ocasionadas pela portaria”.
Já o professor do Laboratório De Recursos Pesqueiros Demersais e Cefalópodes, Luís Gustavo Cardoso, buscou salientar que “a FURG irá auxiliar a elucidar as dificuldades encontradas no setor pesqueiro para a interpretação das espécies do Município que se fazem presentes na Portaria 445/2014 e para fazer isso irá unir as três instâncias envolvidas: o setor produtivo, o acadêmico e as instâncias políticas e buscar o entendimento da causa e a resolução da problemática”.
PORTARIA 445
A portaria 445 do ano de 2014 proíbe a captura, transporte, armazenamento, guarda, manejo, beneficiamento e a comercialização de 475 espécies em extinção durante dois anos. . Esta é mais uma das questões que estão em voga dentre os demais acontecimentos em envolvem o setor pesqueiro, na atualidade. Entre as espécies listadas encontram-se três tipos: as que estão extintas da natureza, as criticamente em perigo e as vulneráveis.
Redigido por: Manuela Soares