O prefeito, Alexandre Lindenmeyer, esteve reunido em Brasília no dia (11), juntamente com representantes do Deputado Henrique Fontana e recebeu a garantia do Secretário de Aeroportos da Secretaria de Aviação Civil (SAC), Nelson Negreiros, de que o Aeroporto Gustavo Cramer será o primeiro dos 270 terminais brasileiros a ser licitado.
O secretário de Aeroportos da Secretaria de Aviação Civil explicou que, a licitação deverá sair até o final de janeiro de 2015. Ainda, o aeroporto rio-grandino terá um novo pátio, com mais de 23 mil metros quadrados e capacidade para operar nove aeronaves simultaneamente.
O processo de modernização contará com investimentos de aproximadamente R$ 50 milhões. De acordo com o deputado Henrique Fontana, o conjunto de medidas a serem adotadas no aeroporto permitirá que o Município passe a receber voos de maior porte, assim ligando a cidade com o restante do país de forma mais célere e econômica.
O prefeito, Alexandre Lindenmeyer, destacou o crescimento do Município nos últimos anos, justificando os investimentos na infraestrutura. "Rio Grande tem uma demanda extraordinária, não só pelo Porto do Rio Grande, como também pelos parques industriais da região Sul", explicou.
O processo de licitação deverá ser por Regime Diferenciado de Contratação (RDC) com prazo estimado de mais 30 dias, após a publicação do edital.
Segundo Lindenmeyer, a informação da reunião foi extremamente positiva, pois dos 270 aeroportos que estão no Projeto, Rio Grande entrará na primeira licitação, considerando um grande avanço para a região Sul.
Para o prefeito, Alexandre Lindenmeyer, o novo modelo do aeroporto do Rio Grande é fruto de um antigo diálogo com o Governo do Estado e Governo Federal. O mesmo afirmou, ainda, que é uma data muito importante, já que o potencial da cidade em relação ao crescimento/ desenvolvimento da indústria naval, aos projetos eólicos da região, a FURG ter redobrado os seus trabalhos, ao Porto do Rio Grande, que neste ano bateu o recorde em importação e exportação, vêm aumentando gradativamente, ora todos esses fatores influenciaram na conquista desta consolidação para o Município.
Ainda de acordo com Lindenmeyer, atualmente temos um aeroporto que opera com aviões de pequeno porte, o mesmo apresenta capacidade para até 15 passageiros. Ele avalia que considerando o projeto em tela, e as articulações dos governos envolvidos, pode se dizer que futuramente a realidade do Município será outra. Já que as adequações do atual aeroporto irão comportar a demanda já existente, como também as futuras.
INFORMAÇÕES:
- Aeroporto Código C3 - Operação por instrumentos IFR diurno /noturno com implantação de VOR, Estação Meteorológica de Superfície, estação de rádio EPTA, PAPI e casa de força;
- Implantação de novo pátio de aeronaves com 23.784,00m, com posição para até 8 (oito) aeronaves comerciais de grande porte (família Boeing 737 e Airbus 419 e 420);
- Implantação de Seção contra incêndio nível 5, de área total 4.148 m, sendo 290m de área construída;
- Implantação de uma nova pista de táxi com 205,00 metros de comprimento, 4.112m e acostamento de 1.903m;
- Estacionamento de veículos para 206 vagas com 5.562m;
- E terminal de passageiros com 3.188m.
Redigido por: Raquel Carlucho
Com informações da Assessoria de Imprensa do Dep. Henrique Fontana