Serviços da Secretaria de Saúde de Rio Grande recebem prêmio de destaque estadual em congresso do COSEMS/RS

Na noite de noite desta terça-feira (23), durante a solenidade de premiação da Mostra de Experiências Exitosas do 31º Congresso do COSEMS/RS – Uma só saúde, realizado na cidade de Bento Gonçalves, Rio Grande recebeu significativo reconhecimento por ações na área da saúde desenvolvidas no município. Na oportunidade, nossa cidade teve cinco iniciativas premiadas, com destaque máximo para duas proposições em execução no município. São elas: “Cuidados Paliativos na Atenção Primária: experiência do projeto ‘Estar ao seu Lado’ na Estratégia da Saúde da Família do município de Rio Grande” e “A Vigilância Sanitária na inspeção dos estabelecimentos residenciais terapêuticos no Município de Rio Grande”. Os prêmios foram recebidos pelo Prefeito Alexandre Lindenmeyer, acompanhado do Secretário de Saúde, Maicon Lemos, e de servidores da Secretaria de Município de Saúde (SMS).  Essa é a primeira vez que Rio Grande tem seus programas premiados no congresso.

Os trabalhos, já reconhecidos no congresso estadual, estarão representando o estado no evento nacional, que ocorre em julho, em Brasília, com grande possibilidade de se tornarem programas modelos a nível nacional. O objetivo dos congressos é reconhecer as experiências exitosas já praticadas em municípios brasileiros, para assim estabelecer programas modelos na área da saúde, que possam ser inseridas em políticas nacionais, financiadas pelo Governo Federal, e que sejam replicadas nas cidades de nosso país.

O trabalho desenvolvido pela equipe do Programa de Programa de Prevenção das Violências (PPV) e de cuidados Paliativos de atenção básica no SUS, coordenado pelo Dr. Santiago Rodrigues, tem se destacado pelo excelente serviço no acompanhamento de pacientes em estado terminal, ofertado diretamente nos domicílios dos pacientes, por meio de uma equipe de saúde Multiprofissional e com toda estruturação de visitação necessária para um atendimento qualificado.  Já o trabalho desempenhado pela Vigilância em Saúde tem como base a legislação de nossa cidade, Lei Municipal n°7438/2013, sendo desempenhado por meio do monitoramento de estabelecimentos comerciais locais. Ambos os programas foram vencedores na premiação do congresso e poderão ser modelos para a elaboração de politicas nacionais aplicadas em todo país.

Para o Prefeito Alexandre Lindenmeyer, o congresso permitiu o reconhecimento merecido a trabalhos desenvolvidos em nosso município. “Ficamos muito contentes com a oportunidade de presenciar o quanto o trabalho realizado pelos nossos servidores na área da saúde tem se destacado, não só pela importância para a nossa comunidade, mas no âmbito estadual e nacional”, declarou. Alexandre também ressaltou a importância do congresso para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). “O evento contou com a presença de servidores da área de saúde, secretários de saúde e prefeitos. O tema principal foi a defesa do sistema único de saúde e o compartilhamento de boas práticas que vem fortalecendo esse sistema universal, em termos de acessibilidade, saúde, humanização no trato e respeito as pessoas”, salientou.

O secretário de Saúde, Maicon Lemos, se mostrou bastante contente pela premiação e pelo reconhecimento aos trabalhos desenvolvidos pelo município na área da saúde. “Gostaria de registrar a satisfação da SMS em ter, pela primeira vez, o reconhecimento que recebemos por esses cinco importantes trabalhos desenvolvidos hoje no SUS municipal. Me deixa bastante feliz saber que dois projetos de Rio Grande ficaram nas primeiras posições do ranking estadual e que estarão representando o Rio Grande do Sul no nosso evento nacional, além do reconhecimento do Ministério da Saúde. Registro o meu contentamento por poder estar acompanhando esse processo de reconhecimento do SUS municipal”, declarou

Maicon também agradeceu o trabalho desempenhado pelas equipes de saúde e salientou a importância de ofertar uma formação continuada para os servidores da saúde. “Quero agradecer o esforço e ao empenho das equipes técnicas de saúde da Secretaria de Município de Saúde que, ao desenvolver esses projetos, com apoio da gestão, receberam reconhecimento estadual, representando Rio Grande como práticas inovadoras e experiências exitosas no SUS. Rio Grande foi reconhecida como um município que esta pensando, planejando e buscando alternativas para a construção de um SUS que vá ao encontro da necessidade da população. Também gostaria de destacar a importância da educação permanente e continuada dos funcionários do SUS. Se não proporcionarmos aos nossos servidores o conhecimento atualizado, nós não vamos ter um impacto realmente significavo no atendimento ao usuário do SUS”, finalizou.

Além das iniciativas vencedoras, outros trabalhos desenvolvidos em nossa cidade foram destaque durante a cerimonia. Recebeu reconhecimento de destaque nacional pela FIOCRUZ o trabalho “Na rua por eles e elas na promoção e prevenção”, desenvolvido na criação da Unidade Móvel de testagem rápida para o HIV, Sífilis e Hepatites. Além disso, os programas “Saúde prisional: uma possibilidade exitosa no âmbito do SUS” e “A Auriculoterapia na remodelagem das práticas do SUS”, também foram premiados e selecionados para representar o Estado do Rio Grande do Sul na etapa nacional.

Em 2018, 22 experiências foram premiadas no 30º Congresso do COSEMS/RS, em Gramado/RS e, destas, sete foram reconhecidas nacionalmente, no 34º Congresso Nacional do CONASEMS, em julho, em Belém, no Pará. Essa foi a maior e mais expressiva premiação do Rio Grande do Sul no evento, o que faz com que a expectativa para 2019 seja ainda maior e mais positiva.

Publicado em: 24 de abril de 2019