Agora Rio Grande tem médicos em todos os postos de Saúde

Após várias tentativas para suprir a falta de médicos nos postos de Saúde do município, a Secretaria da Saúde (SMS) conseguiu colocar um profissional na unidade do bairro Santa Teresa. Assim, a partir de agora, todos os postos da cidade possuem médicos. A próxima meta da Secretaria é ampliar o número de profissionais das unidades e, inicialmente, garantir pelo menos dois médicos nos postos com maior demanda.
Desde o começo de 2021, a Secretaria pretendia que todas as unidades de Saúde possuíssem pelo menos um médico para atender a população. Para conseguir isso, no entanto, foi preciso percorrer um longo processo marcado por várias tentativas de contratação de novos médicos. “Abrimos três frentes para solucionar esse problema: concurso, contratação emergencial e contrato de prestação de serviços. Eram 20 vagas disponíveis e, mesmo assim, não foram todas preenchidas”, diz a secretária de Saúde, Zelionara Branco.
Ao perceber não ser possível suprir com as carências específicas de cada posto, a secretária decidiu buscar a meta de conseguir manter um médico em cada unidade, para que se garantisse a retaguarda no atendimento.
Conforme os números da Secretaria, atualmente, há necessidade de mais 12 médicos na rede. As unidades com maior déficit são: Rita Lobato (três médicos 20h), Materno Infantil (dois médicos 20h), São Miguel 2 (um médico 40h), Castelo Branco (um médico 40h), BGV 1 (um médico 40h), Povo Novo (um médico 20h mais um médico 40h), Cidade de Águeda (um médico 40h) e Domingos Petroline (um médico 20h).
EVOLUÇÃO
Zelionara avalia que há uma evolução a ser considerada nessa área, em função dos vários problemas enfrentados para atender a demanda por médicos na rede municipal. Ele lembra que a própria mudança do Programa Mais Médicos para Médicos pelo Brasil fez com que o município perdesse profissionais. Além disso a pandemia priorizou o ingresso de médicos na rede hospitalar. “Ainda não estamos na situação ideal para a prestação de serviços, mas é melhor do que a que nos encontrávamos e permaneceremos tentando trazer mais profissionais”, diz.
Em breve, a Secretaria deve abrir novo processo seletivo para contratação de mais médicos.