Debate inédito sobre assédio moral é realizado na área da Saúde

Por

“Violências nas relações de trabalho, a visibilidade como instrumento na construção de ambientes saudáveis” foi tema do debate realizado, nesta quarta-feira (27), na sede da Faculdade Anhanguera em Rio Grande. A iniciativa promovida pela Secretaria da Saúde, por meio da Vigilância em Saúde do Trabalhador e pelo Conselho de Ética na área de Atenção Básica do município reuniu profissionais e representantes do Conselho Regional de Enfermagem (Coren/RS).

Secretária Zelionara Branco

Na abertura do evento, a secretária Zelionara Branco elogiou a iniciativa da Vigilância e do Conselho no município, bem com a contribuição ao debate com a presença do Coren/RS e a participação dos profissionais de diversos setores da Secretaria da Saúde. “O assunto necessita ser cada vez mais discutido e tratado, também, de forma administrativa, sem causar nenhum desconforto ou melindre para as pessoas envolvidas”, afirma.

O conselheiro e dirigente, Antônio Ricardo da Silva considerou a discussão pioneira no estado e prometeu levar a proposta ao Coren/RS para ser estendida a outras regiões do estado. “Nunca havíamos parado para realizar esse tipo de debate e da forma como foi proposta pela Secretaria em Rio Grande é uma ação pioneira”, frisou.

Silva disse que veio a Rio Grande expor como o Conselho age em cima de questões que envolvem assédio moral e sexual. Ele não apresentou dados, mas lembrou que muitas denúncias são anônimas. “Essa discussão no município é um trabalho preventivo para ser trabalhado contra o assédio moral”, diz.

Engenheira Alessandra Leal

A gestora da Vigilância em Saúde do Trabalhador e engenheira de Segurança do Trabalho, Alessandra Leal coordenou o debate e afirmou que o assédio moral precisa ser trazido à tona e destacou a importância de relatar os casos. Ela acredita que “sem a informação não conseguimos agir e precisamos estimular a prevenção nas atividades de trabalho”