SAÚDE – Projetos de Rio Grande são destaque no 32º Congresso do Cosems em Gramado

Por

Dois trabalhos apresentados por Rio Grande foram premiados no 32º Congresso do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems-RS), nesta quarta e quinta-feira (29 e 30), em Gramado. Eles foram destaques na atividade “Mostra teu SUS”, disputa promovida pelo Conselho que envolveu projetos de todo o estado. A premiação é resultado de um convênio envolvendo a Prefeitura e a Universidade Federal do Rio Grande (FURG).
O projeto Estudo Comparado de Âmbito Regional e Nacional do Impacto da Epidemia Covid em Rio Grande recebeu o prêmio destaque do evento, concedido ao trabalho de melhor avaliação da mostra de experiência no estado, o primeiro lugar dentro das 237 experiências inscritas. Em função do prêmio, a equipe está convidada para uma visita técnica para conhecimento e cooperação com pesquisadores e profissionais da Fundação Fiocruz, no Rio de Janeiro (RJ).
Já o projeto Aplicação da Técnica de Mapas Dinâmicos para Estudo da Epidemia Covid em Rio Grande – RS, classificado como um dos cinco melhores, terá a oportunidade de gravar um webdocs, a ser divulgado pelo Conselho, a fim de que a experiência possa ser compartilhada com as demais secretarias de Saúde do estado e do país.

No Congresso, a titular da Secretaria da Saúde (SMS) do Rio Grande, Zelionara Branco recebeu a premiação junto com os autores. Os dois trabalhos estão classificados para representar o estado na mostra nacional que será realizada em Campo Grande (MS), em julho deste ano. O evento contou com a participação de várias autoridades, como a secretária de Saúde do Estado do RS, Arita Bergmann.
A equipe autora da primeira experiência é composta pelos servidores da SMS, Antônio Cesar Correa (superintendente de Vigilância em Saúde) e da médica Shirlei Lopes Cardone (gerente da Vigilância Epidemiológica) e pelos professores do Centro de Ciências Computacionais da FURG, Glauber Acunha Gonçalves e Vitor Irigon Gervini. O segundo trabalho foi apresentado pela mesma equipe, adicionando a participação da servidora das SMS Janaína Lopes Marins.

PARCERIA COM A FURG
A Prefeitura do Rio Grande e a FURG mantém um convênio que se prolonga por todo o período da gestão atual para desenvolvimento e aplicação da tecnologia de geoinformação no município. Como objeto desse convênio está o acompanhamento da obra de cadastro pleno do município com atualização do cadastro imobiliário municipal e a implantação do Sistema de Informações Territoriais, projetos vinculados ao Programa de Modernização Administrativa e Tributária do Banco Nacional de Desenvolvimento Econcômico e Social (PMAT/BNDES) de Rio Grande.
No âmbito desse convênio tem sido oportunizada a cooperação técnica entre os profissionais da Prefeitura, em diversas de suas secretarias, e pesquisadores e alunos da FURG e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Entre tantos esforços, o processo com a Secretaria da Saúde resultou num conjunto de produtos agora premiados no 32º Congresso do Cosems/RS.

OS PROJETOS
De acordo com o coordenador do LTGEO/C3/FURG, professor Glauber Gonçalves, ao longo do período de pandemia, desde maio de 2020 até dezembro de 2021, a equipe manteve um observatório de dados para medir o impacto da Covid-19 sobre a população rio-grandina, comparando o que transcorria em no território com o registrado em todos os outros municípios brasileiros. Um indicador de impacto foi desenvolvido e utilizado para mapear o quanto a Covid-19 alterou o status de mortalidade nos municípios. Ao final do estudo, ficou comprovado que dentre um conjunto de 363 municípios médios no Brasil, aqueles com mais de 100 mil e menos de 500 mil habitantes, Rio Grande possui o terceiro melhor ranking de impacto, ou seja, é um dos que sofreu menor impacto.

“Evidente que o número absoluto de vítimas e o significado dessas perdas de vida não podem ser minimizados. Esse número apenas demonstra que por alguma razão vinculada ao sistema de proteção da população, ou a sua condição imunológica, ou a sistema de assistência aos doentes, em Rio Grande, o número de óbitos foi menor do que aquele esperado em função do nosso perfil de morbidade em anos anteriores a pandemia.” No estudo de caráter estatístico, se demonstrou que 96,4% da variância do número de óbitos por Covid-19 entre municípios brasileiros está correlacionada aos óbitos pelas comorbidades registrados no ano de 2018.

Antônio Corrêa

O superintendente de Vigilância em Saúde no município, Antônio Cesar Correa relata que esses estudos mantidos, continuamente, durante o período de pandemia, trouxeram à Secretaria da Saúde informação importante para o planejamento e manutenção das ações de vigilância em Saúde. “Permitiram uma visão imediata do quanto a população estava vulnerável a ocorrência de casos de maior complexidade e do quanto se tinha controle sobre esse sistema, mesmo na passagem de um patógeno ainda pouco conhecido e que colocou todo o sistema municipal sob constante stress”, explica.