Executivo participa da entrega oficial dos novos ambulatórios de Oftalmologia na Santa Casa

Por

Pacientes que necessitavam de atendimento oftalmológico realizaram exames, na fria manhã deste sábado (18), nos novos ambulatórios disponibilizados a partir desta data na Santa Casa do Rio Grande. Os espaços são referência do SUS para a região e passaram a funcionar na sede do hospital, com entrada pela Rua General Canabarro.

São dois novos ambulatórios entregues depois que o governo estadual renovou, no final do mês passado, o contrato de prestação de serviços entre Secretaria Estadual da Saúde (SES) Santa Casa do Rio Grande, quando foram confirmados investimentos de R$ 17,5 milhões na instituição, a serem aplicados em diversas áreas. No campo da Oftalmologia, a estimativa é que cerca de 500 atendimentos e 100 cirurgias de cataratas sejam realizados por mês nos novos ambulatórios.

Conforme explicou o médico oftalmologista Marcelo Teixeira, responsável pelo serviço na instituição, foi inaugurado o serviço definitivo de Oftalmologia no município. “É um passo importante para a saúde ocular da população”, afirmou ao lembrar que, no final de 2021 e início deste ano, um mutirão estratégico efetivado entre a Prefeitura, SES e Santa Casa realizou mais de 600 de cirurgias de cataratas e 15.721 exames oftalmológicos para reduzir a fila de pacientes que esperava, há vários anos, por esse tipo de procedimento cirúrgico. “Agora há um serviço definitivo de atendimento nesta área”, acentuou o médico.

Os ambulatórios contarão com 15 profissionais e novos equipamentos de alta tecnologia, sendo que uma das especialidades, também inaugurada nesta data, é o tratamento Doenças Degenerativas Maculares Relativas à Idade (DMRI). A doença é predominante e causadora de cegueira em pacientes acima de 60 anos.

No ato de entrega oficial dos serviços à população, estiveram presentes, entre outras autoridades, o prefeito Fábio Branco e a secretária da Saúde no município, Zelionara Branco e o presidente da Santa Casa, Renato Silveira.

FLUXO

Quem regula o fluxo de pacientes até chegar para exames, tratamentos e cirurgias no setor de Oftalmologia da Santa Casa é a Secretaria de Saúde no município por ser um serviço oferecido pelo SUS. As consultas preliminares são feitas nas unidades básicas (postos) e direcionadas para a Santa Casa. Além de Rio Grande, pacientes dos municípios de São José do Norte e outros que compõem a 21ª Região de Saúde do Rio Grande do Sul poderão acessar consultas, exames e tratamentos nestes ambulatórios.

QUALIDADE DOS SERVIÇOS

Zelionara Branco citou que, desde o mutirão das cataratas, foi estudado junto com o governo estadual alternativas para estruturar e melhorar o atendimento que poderia ser oferecido à população. “Hoje estamos inaugurando este novo serviço que terá um caráter micro e macrorregional e atenderá demandas diversas, como por exemplo dos pacientes que necessitam apenas de uma correção da lente dos óculos ou daqueles que tenham doenças mais graves”, disse.

A qualidade dos serviços a serem ofertados também foi destacada pela secretária. Ela citou o trabalho a ser desenvolvido pela clínica que prestará os serviços na instituição, que tem experiência na área e coloca tanto aparelhos de alta tecnologia como pessoal especializado para trabalhar nos ambulatórios, num atendimento via SUS, gratuito.

SERVIÇO VIA SUS

Uma das pacientes beneficiadas com o novo serviço foi a moradora do bairro São João, Maria da Glória, 61 anos. Faxineira e com dificuldades para trabalhar e enxergar, após passar por consulta na UBS do bairro, ela foi encaminhada para outros exames no ambulatório da Santa Casa. No local, ela recebeu a informação que teve uma trombose na retina. Dentro de uma semana, ela retorna para novos exames e diagnóstico se terá ou não que passar por cirurgia.

O presidente Renato Silveira lembrou que, muitas vezes, os pacientes não chegam somente com o problema de catarata, por exemplo. Disse que existem outras doenças oftalmológicas que podem estar afetando a visão de muitas pessoas, por isso o serviço está sendo qualificado e é considerado como um atendimento de excelência.

MAIS INVESTIMENTOS

Fábio Branco afirmou que depois de atender uma demanda reprimida com o mutirão de cataratas, agora está sendo dado o passo seguinte, ou seja, há uma evolução para novos serviços sendo oferecidos, de forma definitiva, com mais qualidade e 100% SUS à população. O prefeito citou que para toda a região os novos ambulatórios passam a ser importantes, pois evitarão que pacientes tenham que fazer viagens mais longas em busca de tratamento. Adiantou que outros investimentos na área ambulatorial estão previstos para a instituição e que, nos próximos dias, um novo mutirão está planejado para a área de Endoscopia.

Um dos investimentos previstos é para a ala da maternidade da Santa Casa, que já tem programado recursos do governo estadual, no total de R$ 2,5 milhões, para reforma do espaço físico onde será implantado o novo Centro Materno Infantil e o Laboratório de Saúde da Mulher. Para Fábio, todo o aporte de recursos demonstra que “a Santa Casa não vai fechar” e que o esforço de várias parcerias possibilita ampliar não só a capacidade de atendimento do hospital, com excelência no atendimento, como a sua própria receita.