Rio Grande classifica trabalhos na Mostra Estadual de Experiências Exitosas da Saúde

Por

O município do Rio Grande foi classificado com dois trabalhos na Mostra de Experiências Exitosas promovida pelo Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems), com primeiro e quinto lugares, dos 20 classificados. O material segue para a Mostra Nacional, a ser realizada em Campo Grande (MS), dia 12 de julho.

O evento do Cosems “Mostra teu SUS, Rio Grande do Sul – 2022”, é uma estratégia de valorização e reconhecimento da dedicação e do empenho de trabalhadores do SUS no Estado, enaltecendo a importância destes profissionais no cotidiano das suas atividades para levar saúde de qualidade a todos os lugares, superando desafios, adversidades e problemas históricos.
Os dois trabalhos de Rio Grande selecionados foram desenvolvidos numa parceria da Secretaria da Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, e a FURG. O primeiro lugar coube ao “Estudo comparado de âmbito regional e nacional do impacto da epidemia Covid-19 em Rio Grande”, tendo como autores Antônio César Corrêa, Shirlei Lopes Cardone, da Vigilância Epidemiológica, e os professores Glauber Acunha Gonçalves e Vitor Irigon Gervini, da FURG.
O estudo teve como objetivo principal aplicar uma métrica de autocorrelação espacial para a variável número de óbitos por Covid-19 no total dos municípios brasileiros, a fim de avaliar a vulnerabilidade populacional e a condição de atendimento às demandas produzidas pela pandemia e seu impacto local. O estudo foi realizado como indicador da eficácia e da eficiência do conjunto de medidas preventivas e remediativas dos efeitos da pandemia no território municipal.

Já o quinto lugar na Mostra coube à experiência “Aplicação da técnica de mapas dinâmicos para estudo da epidemia Covid-19 em Rio Grande – RS”. O trabalho foi desenvolvido pelos mesmos autores do trabalho anterior, tendo o acréscimo de Janaina Lopes Marins, profissional da Vigilância Epidemiológica da Secretaria.
Ao apresentar o trabalho, os autores resumiram que, nos primeiros meses da propagação na cidade de Rio Grande do agente contagioso sars-cov-2, concomitante ao que se observava a nível nacional e internacional, trouxe uma preocupação imediata na Secretaria da Saúde. Além de prover os recursos para aplicação de todas as medidas sanitárias recomendadas e da provisão e acompanhamento dos recursos de tratamento aplicáveis, também havia a necessidade dispor de técnicas de monitoramento preciso da epidemia.
Para tanto, se estabeleceu um protocolo de aquisição de dados qualificado que eram estruturados num sistema computacional desenvolvido em conjunto com o Centro de Ciências Computacionais da FURG, permitindo a construção de respostas visuais qualificadas que foram úteis na tomada de decisão para aplicação de políticas específicas, denominadas AEAPE (Atendimento Epidemiológico de Alta Precisão Espacial). Esse sistema é usado como elemento único para a representação da propagação das ondas de contágio na cidade, de sua métrica e entendimento”, comenta Antônio Corrêa.

 

 

 

—————————–

Assessoria de Comunicação Social

Prefeitura Municipal do Rio Grande

Acompanhe nossos canais nas redes sociais e fique por dentro do que acontece no Executivo.

www.facebook.com/PrefeituraMunicipaldoRG

Instagram: @prefeituradoriogrande