Profissionais da Saúde são capacitados para atuar no CRAI

Por

Servidores ligados à Secretaria de Município da Saúde (SMS) e ao Hospital Universitário do Rio Grande começaram a ser capacitados, nesta quarta-feira (9), para atuarem na unidade do CRAI – Centro de Referência para Atendimento Infanto-Juvenil de crianças vítimas de violência. Médicos, psicólogos, assistentes sociais e enfermeiros participam da capacitação feita via Internet, em mais cinco etapas, até o dia 4 de abril deste ano.

A unidade do CRAI é um desdobramento do Decreto 18.674, assinado pelo prefeito Fábio Branco, em dezembro de 2021, quando foi criado o Comitê Municipal de Gestão Colegiada da Rede de Cuidado e de Proteção Social de Crianças e Adolescentes Vítimas ou Testemunhas de Violência no município do Rio Grande. Após o período de capacitação, um Termo de Compromisso deverá ser assinado entre o Executivo e o Hospital, com aval do Ministério Público, para a implantação da unidade nas dependências do HU. De acordo com a secretária da Saúde, Zelionara Branco, outros órgãos municipais vão estar envolvidos com o funcionamento dessa unidade do CRAI.

Uma das atribuições ao Comitê formado a partir da assinatura do Decreto 18.674, é a de que seus integrantes colaborem com informações, monitoramento e avaliação do cumprimento, por parte do Poder Público, das propostas apresentadas e compromissos assumidos para o enfrentamento as violências e a exploração sexual. O Comitê deverá, também, colaborar colaborar com os todos os Poderes – Executivo, Legislativo e Judiciário – no planejamento de políticas públicas de enfrentamento ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes com a finalidade de potencializar ações de planejamento e execução.

—————————————————————————————-

Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura Municipal do Rio Grande

Acompanhe nossos canais nas redes sociais e fique por dentro do que acontece no Executivo.

www.facebook.com/PrefeituraMunicipaldoRG

Instagram: @prefeituradoriogrande