Pré-conferências de Saúde Mental ouvem demandas do município
“O objetivo da 4ª Conferência de Saúde Mental é ouvir as demandas de cada território, por isso existem as pré-conferências.” Hoje, explica a secretária da Saúde do Rio Grande, Zelionara Branco, existe uma rede de Saúde Mental formatada para uma realidade, que foi alterada devido à pandemia da Covid-19, que precisa ser repensada. “São essas situações que a Conferência vai levantar, ou seja, o que precisa ser ampliado em termos de acesso.”
Em parceria com a Secretaria de Município da Saúde (SMS), o Conselho Municipal de Saúde realiza, até a próxima terça-feira (8), nove pré-conferências com a participação de trabalhadores e usuários do sistema de Saúde Mental no município. As atividades são preparatórias para a 4ª Conferência de Saúde Mental, marcada para os dias 9, 10 e 11 deste mês, também de forma virtual, devido às restrições impostas pela pandemia da Covid-19.
Zelionara Branco lembra que existem demandas reprimidas nesta área, como por exemplo, consulta psiquiátrica e psicológica, e faz-se necessário o redimencionamento dos serviços. Ela cita que, atualmente, os serviços que a Secretaria possui nessa área obedecem os pré-requisitos estabelecidos pelo Ministério da Saúde e que habilitam o atendimento. “Se não tivéssemos dentro do regramento, não estaríamos habilitados.”
Nas primeiras pré-conferências de Saúde Mental realizadas no município do Rio Grande, de forma virtual desde quarta-feira (2), a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Eliane Pereira ressalta o excelente nível dos debates. Ela afirma que “há bastante qualidade nas discussões”.
Por enquanto, cinco pré-conferências foram realizadas. “Uma das preocupações levantadas pelos participantes refere-se ao retorno às escolas.” conforme relata Eliane Pereira, muitos estudantes permanecem com receios e medos, manifestando ansiedade em relação ao retorno. “Essas são demandas que incluiremos em nosso relatório para que, posteriormente, possamos transformar em políticas públicas específicas para darmos conta das necessidades da população”, acrescenta.
Em cada uma das pré-conferências, delegados são eleitos com direito a voto para participar das discussões na 4ª Conferência. As inscrições para quem deseja ser observador na Conferência será feita por meio eletrônico, cujo link será divulgado pela organização do evento.
Programação
Para segunda-feira (4), mais três pré-conferências vão ocorrer. A primeira, às 10h, vai ouvir integrantes dos CAPs Conviver, Ad, Caps I, Ambulatório Mental e Residencial Terapêutico. À tarde, com início às 15h, a pré-conferência será para integrantes do Povo Novo, Torotama, Sta Rosa, Parque Marinha, Taim, Quintinha, Ilha Marinheiros, Quinta, Petroline, Parque São Pedro. Às 19h, ocorre a atividade que seria realizada na manhã desta sexta-feira, mas foi adiada. Serão ouvidas mulheres, indígenas e integrantes dos programas da Secretaria.
————————————————————-
Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura Municipal do Rio Grande
Acompanhe nossos canais nas redes sociais e fique por dentro do que acontece no Executivo.
www.facebook.com/PrefeituraMunicipaldoRG
Instagram: @prefeituradoriogrande