Executivo alerta população sobre medidas contra a Covid-19
O prefeito do Rio Grande, Fábio Branco e a titular da Secretaria de Município da Saúde (SMS), Zelionara Branco fizeram vários alertas e reforçaram a necessidade da população rio-grandina continuar com as medidas de prevenção contra a Covid-19. Os índices de contaminação pelo vírus da doença ainda são altos no município, assim como os óbitos, nas últimas sete a oito semanas. A constatação dos gestores ocorreu durante a Live semanal, nesta terça-feira (16) à noite, transmitida na página da Prefeitura no Facebook.
A secretária lembrou que a Região Sul, semana passada, chegou a receber um alerta do Governo do Estado em relação ao elevado número de casos de pessoas infectadas e de mortes. “A situação ainda requer muitos cuidados e atenção”, disse. “As medidas que foram discutidas e acordadas no Comitê Municipal da Saúde de Enfrentamento à Pandemia, nesta terça-feira, envolvem a melhor cobertura vacinal em dois grupos específicos, nos quais ainda não se atingiu 70%, ou seja, os adolescentes e pessoas na faixa de 20 e 29 anos. Uma das medidas para aumentar o percentual é a redução do prazo para a segunda dose, que baixou de 12 para oito semanas. “Quem está dentro desse prazo, pode procurar as unidades de Saúde para ser vacinado com a segunda dose”, disse Zelionara, adiantando que, no sábado (20), haverá uma ação nos shoppings da cidade para atender esses públicos.
A redução do prazo para receber a terceira dose, também, foi citada pela secretária. Ainda nesta terça-feira, um Informe Técnico da Secretaria Estadual de Saúde (SES), acatando uma definição do Ministério da Saúde, diminuiu o tempo para recebimento da terceira dose, que passou de seis para cinco meses, após a aplicação da segunda aplicação da vacina. Os imunizantes da CoronaVac, AstraZeneca, Pfizer ou Janssen podem ser utilizados como a terceira dose. Por enquanto, no município do Rio Grande, estão sendo contemplados com essa redução os profissionais da Saúde, pessoas imunossuprimidas e idosos acima de 60 anos. A Secretaria aguarda o recebimento de mais doses para ampliar a imunização e atender outras faixas etárias.
Manter cuidados é obrigatório
“Usar máscaras, manter distanciamento e a higienização das mãos são medidas que vamos ter que conviver por bastante tempo”, disse a secretária. Ao alertar para essas medidas, Fábio Branco afirmou que é importante que as pessoas entendam que não estamos livres da doença. “Infelizmente, muitos ainda não tomaram nem a primeira dose ou não confirmaram a segunda dose. Nas últimas semanas, algumas mortes ocorreram por esses motivos”, acrescentou o prefeito.
NOTA
Em nota divulgada nesta quarta-feira (17), a Secretaria de Município da Saúde esclarece à população sobre as novas determinações em relação à terceira dose. Confira a íntegra da nota abaixo.
“A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa à população que a vacina em dose reforço de Covid-19 se mantém para pessoas de 60 anos ou mais, imunossuprimidos e profissionais da Saúde no município.
Nesta terça-feira (16), o Ministério da Saúde aprovou a liberação da dose de reforço para população acima de 18 anos, com intervalo de cinco meses da segunda dose. No entanto, a Secretaria alerta que aguarda pelo envio do imunizante e o escalonamento para aplicação na população rio-grandina, de acordo com as respectivas faixas etárias.
———————————————————
Roger da Rosa (MTE 6956/RS)
Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura Municipal do Rio Grande
Acompanhe nossos canais nas redes sociais e fique por dentro do que acontece no Executivo.
www.facebook.com/PrefeituraMunicipaldoRG
Instagram: @prefeituradoriogrande