Procedimentos cirúrgicos do mutirão de cataratas iniciam nesta sexta-feira

Por

Nesta sexta-feira (5) começaram a ser realizadas, no complexo da Santa Casa, as primeiras cirurgias programadas pelo mutirão de cataratas. A ação envolve as secretarias de Saúde do Estado (SES), do Município (SMS) e o Hospital Associação de Caridade de Rio Grande (Santa Casa). Ao longo do dia serão 28 cirurgias feitas pela equipe do médico oftalmologista, Dr. Ricardo Niemiec Teixeira. 

De acordo com a SMS, os pacientes beneficiados com o procedimento nesta sexta estão entre os que foram avaliados durante o mutirão de consultas realizado nos dias 29, 30 e 31 de outubro. Nesse mutirão, 201 pacientes foram avaliados de forma pré-operatória. Os considerados aptos tiveram o procedimento cirúrgico agendado, já aqueles que por algum motivo médico estão inaptos para fazer a operação neste momento, têm a vaga garantida e terão o procedimento remarcado conforme liberação médica.  

A primeira paciente a passar pela cirurgia foi a dona Alzira Teixeira, de 73 anos. Após a realização do procedimento, a idosa já fez os primeiros relatos de melhoria da visão. “Eu fui muito bem atendida por todos. Eu estava até preocupada, imaginava que poderia doer muito, não doeu, e depois eu saí de lá já enxergando. A sensação de voltar a ter essa visão plena é muito boa”, disse ela. ㅤ

Já o senhor Alfeu Souza, de 76 anos, mostrou-se empolgado minutos antes de entrar no bloco cirúrgico. O idoso aguardava na fila há pelo menos quatro anos e agradeceu pelo atendimento que está recebendo agora. “Estou muito grato pela atenção do pessoal. Estou realizado e feliz da vida”, afirmou.

A Secretária da Saúde, Zelionara Branco, visitou o bloco cirúrgico do Complexo da Santa Casa durante a realização das primeiras cirurgias do dia e teve a oportunidade de conversar com alguns pacientes. Segundo Zelionara, é uma satisfação acompanhar o trabalho que proporciona aos às pessoas a retomada da visão.  

Mutirão de cirurgias e consultas de catarata

O mutirão de catarata foi pactuado com o Estado, a partir do levantamento da demanda, no começo do ano. A administração municipal identificou 1.200 pacientes aguardando pela cirurgia há, pelo menos, quatro anos. Para atender às pessoas que estão nessa fila, o Executivo Municipal encaminhou projeto à SES, que culminou com a assinatura do convênio.

Durante o anúncio do mutirão, a secretária de Saúde do Estado, Arita Bergmann informou que o contrato prevê 320 consultas/mês, 2.560 exames e 160 cirurgias/mês. O valor total do contrato gira em torno de R$ 200 mil, dos quais uma contrapartida é da Prefeitura do Rio Grande. Para saber mais clique neste link.

Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura Municipal do Rio Grande – 3233 – 7281/ 6052
Fotos: Richard Furtado
Acompanhe nossos canais nas redes sociais e fique por dentro do que acontece no Executivo:
www.facebook.com/PrefeituraMunicipaldoRG
Instagram: @prefeituradoriogrande