Mutirão para vacinar idosos com 85 anos ou mais aconteceu durante esta sexta-feira, 19

Levantamento parcial indica que 542 idosos do grupo prioritário receberam a 1ª dose da vacina em ação desta sexta
Está em curso, pela Secretaria de Município da Saúde (SMS), o levantamento geral do mutirão realizado nesta sexta-feira, 19, destinado à vacinação dos idosos de 85 anos ou mais. O mutirão terminou agora há pouco e aconteceu em mais de 20 unidades de saúde do Município e em três escolas da Rede. Até o momento, a parcial levantada aponta para a aplicação de 542 doses da vacina administradas hoje. Receberam a 1º dose da vacina os idosos, daquela faixa etária, identificados junto à Rede Municipal de Saúde e os que se cadastraram pelo formulário https://forms.gle/BwfwsLAwKRpXMWJs8, ainda aberto para inscrições.
A SMS informa que os idosos do público-alvo que, por alguma razão, não conseguiram comparecer aos pontos de vacinação de hoje, devem procurar na segunda-feira (22) a unidade do Posto IV (Canalete da Major Carlos Pinto) para receber a dose da vacina, a partir das 9h. No local haverá imunizantes apenas para os idosos de 85 anos que não puderam se vacinar nesta sexta-feira.
Segundo avaliação da secretária de Saúde, Zelionara Branco, sobre esta sexta-feira de vacinação, no início houve um pouco de tumulto, já que muitas pessoas chegaram bem cedo nos pontos de vacinação, antes do horário anunciado. A situação também se repetiu em outros municípios gaúchos. “Contudo, por volta das 11h, na escola ponto no Cassino, a fila já estava controlada e com o tempo de espera reduzido. Na escola do Parque Marinha não chegou a ter fila. Na escola Helena Small, em que a procura foi maior, a situação também foi controlada, as equipes conseguiram organizar as filas e precisaram, em situações pontuais, pedir para que algumas pessoas que não tinham o direito a fazer a dose nesta etapa se retirassem”, esclareceu a gestora.
Cartão SUS Online
A Secretaria de Município da Saúde (SMS) emite o Cartão SUS no endereço: Rua Marechal Floriano, nº 5, atendimento de segunda à sexta-feira, das 8h às 14h, sem fechar ao meio-dia. Mas também é possível emitir o Cartão SUS online. Existem duas maneiras de emitir o seu cartão virtual do SUS pela internet: diretamente através do site Conecte SUS, ou baixando o aplicativo de mesmo nome no celular.
Para emitir o cartão SUS no site basta acessar https://conectesus-paciente.saude.gov.br/menu/home, clicar em “Entrar”, insira seu CPF e senha do acesso Gov.br, caso não possua conta no Gov.br, clique em “Criar conta”. Ao entrar no site, clique no botão laranja localizado no canto inferior direito da sua tela, o seu cartão digital do SUS aparecerá na tela, então, basta clicar no ícone de “Download” representado por uma flecha apontada para cima.
Já para emitir o cartão SUS no próprio celular, é preciso baixar o App Conecte SUS (Android e iOS). Após baixar, na tela inicial clique em “Começar”, em seguida selecione o botão “Entrar”, insira seu CPF e senha do acesso Gov.br (caso não possua conta no Gov.br, clique em “Criar conta”), aceite os termos de uso para acessar o App, acesse o App e clique no botão laranja localizado no canto inferior direito da tela. O seu cartão virtual do SUS aparecerá na tela, basta clicar no ícone de “Download” representado por uma flecha apontada para cima.
Além do número do Cartão SUS, é necessário apresentar, no ato da vacinação, Carteira de Identidade, CPF e Comprovante de Residência.
———————————————–
Rosélia Falcão – Jornalista (MTB/MA 1080)
Fotos: Secretaria de Município da Saúde
Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura Municipal do Rio Grande – 3233 7281/ 6052
Acompanhe nossos canais nas redes sociais e fique por dentro do que acontece no Executivo:
www.facebook.com/PrefeituraMunicipaldoRG
Instagram: @prefeituradoriogrande