Primeira vacina vai ser aplicada em uma enfermeira da Santa Casa

A Santa Casa de Rio Grande alterou o local da aplicação da primeira dose da vacina no município. Vai ser na biblioteca da instituição, com acesso pela portaria principal (Rua General Osório, em frente ao hospital da FURG). A enfermeira do Complexo Hospitalar Santa Casa do Rio Grande, Veridiana da Silva Froes, 44 anos, será a primeira cidadã rio-grandina a receber a vacina CoronaVac, desenvolvida pelo Laboratório Sinovac em parceria com o Instituto Butantan.
Nesta terça-feira (19), a secretária de município da Saúde, Zelionara Branco recebeu, no Centro de Saúde Posto IV, as primeiras 2.750 doses da vacina que serão aplicadas no mesmo número de pessoas nesta primeira etapa. Quatro semanas depois da primeira aplicação, elas receberão a segunda dose.
A primeira pessoa
Veridiana Froes foi admitida na Santa Casa, em 15 de setembro de 1998. Na instituição, cresceu e se desenvolveu profissionalmente. Iniciou trabalhando como auxiliar de lavanderia, copeira e auxiliar de escritório.
Graduou-se no curso de Técnica em Enfermagem e começou a atuar na área em 2003, no Hospital de Cardiologia e Oncologia, passando por diversas unidades e no Hospital Geral, a partir de 2011. Paralelo a isso, realizava a graduação em Enfermagem. A partir de 2015, retornou ao Hospital de Cardiologia, como enfermeira assistencial, em seguida, em 2016, ocupando o mesmo cargo na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Geral.
Sua atuação na linha de frente contra o novo coronavírus iniciou na triagem de suspeitos e, atualmente, como enfermeira coordenadora da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) COVID.
A escolha para Veridiana ser a primeira enfermeira do hospital a receber a vacina foi embasada na representatividade que ela tem junto à instituição, frente aos seus 23 anos de trabalho. É uma profissional humana, que se reinventa e passou por diversos setores até alcançar um dos maiores cargos de chefia de enfermagem.
O Complexo Hospitalar Santa Casa do Rio Grande reconhece o valor de cada profissional: médicos (as), enfermeiros (as), técnico (as) em Enfermagem, auxiliares de higienização, manutenção e copa. Neste ato simbólico, Veridiana representará todos e todas, a nossa linha de frente.
(Informações da Assessoria do Hospital Santa Casa)