NOTA DE ESCLARECIMENTO – Secretaria de Município da Saúde
A Coordenadoria Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência e Altas Habilidades, órgão da Prefeitura do Rio Grande informa que, na terça-feira (19/5), com início às 15h, houve uma reunião on line do Conselho Municipal dos Deficientes. Durante a atividade, chegou o relato do caso de uma criança autista, moradora da Vila da Barra, com diagnóstico positivo para Covid-19.
Conforme do coordenador municipal, Luiz Fernando Castro, foi solicitado à Coordenaria a intermediação no caso para que atendesse a criança. O coordenador encaminhou a solicitação para a Secretaria de Município da Saúde (SMS) que acompanhou o caso. Além disso, a Coordenadoria, por meio do seu coordenador, se colocou à disposição caso fosse necessário o acompanhamento além do que foi realizado pela equipe da SMS.
Na nota abaixo, a SMS explica como foi o acompanhamento do caso. Confira.
“No dia 21/05/2020, foi prestado atendimento a uma criança autista positiva para COVID-19 pela equipe da SMS/RG. A mãe do paciente recebeu orientações e atendimento do Programa de Atenção Integral à Saúde da Pessoa com Deficiência SMS/RG, Serviço Municipal e Urgência (SMU), Rede Hospitalar (Hospital Santa Casa área COVID). Em um primeiro contato, foi orientada a ligar para o SAMU – 192, contudo, não efetuou o chamado, optando por acessar plano de saúde privado.
Entretanto, a equipe técnica da SMS/RG retomou os contatos ofertando transporte à UBS do bairro de residência da família para atendimento no turno estendido (18h às 22h), onde rotineiramente, há atendimento pediátrico, bem como à Rede Hospitalar para internação e na alta para transporte ao domicílio.
Mediante o exposto, informamos que a SMS/RG prestou todos os atendimento necessários para o tratamento do paciente e apoio a seus familiares.
Rio Grande, 01 de junho de 2020.”