SMS emite nota pública sobre acusações de desassistência aos usuários do SUS

Por

Neste período de pandemia sem precedentes neste país e no mundo lamentamos as manifestações de ataque  a cerca dos serviços e servidores de saúde pública do município do Rio Grande.

O SUS Municipal têm mantido suas atividades de acompanhamento as famílias com pessoas portadoras de doenças crônicas de forma multiprofissional, seguindo os critérios de orientação do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde, mantendo à disposição da nossa comunidade as suas Unidades Básicas de Saúde e hospitais locais para as situações que se apresentem.

Várias iniciativas foram tomadas por todas equipes de saúde para melhor atender os usuários do SUS em tempo de pandemia,  considerando as orientações sanitárias.

A orientação de isolamento social e a redução das aglomerações não partem da gestão do SUS local, trata-se de medidas científicas e orientadoras da OMS (Organização Mundial da Saúde) e do Ministério da Saúde, que em Rio Grande manifestou resultado positivo de acordo com a conscientização de nossa população frente ao cenário internacional. Portanto, os hospitais e Unidades de Saúde reorganizaram seus serviços para este momento difícil e, até então, nunca ocorrido no Brasil.

Por fim, em representação aos quase 4500 servidores que prestam serviços ao SUS neste município, seja nas esferas federal, estadual e municipal, bem como complementar conveniada, lamentamos o presente registro e informamos que estamos de portas abertas para profissionais que queiram somar neste momento difícil de forma construtiva, através de nossas contratações emergenciais tanto na Rede hospitalar quanto na Atenção Básica em Saúde do SUS.

É momento de reunir esforços. É momento de construção.

Direção Técnica da SMS RIO GRANDE

Secretaria Municipal de Saúde