Prefeito e secretários visitam estruturas da UPA Junção: local receberá centro de triagem e hospital de campanha
No sábado (18), o prefeito Alexandre Lindenmeyer esteve na Unidade de Pronto Atendimento da Junção, para visita à obra da unidade. Ele foi acompanhado por Maicon Lemos, secretário de Saúde, e por Darlene Pereira, titular do Gabinete de Programas e Projetos Especiais. A intenção dos gestores é utilizar as estruturas da UPA, que já estão em processo final de construção, para a instalação de um centro de triagem.
A previsão, conforme o secretário Lemos, é de que centro de triagem inicie as atividades já nos próximos dias, tendo como foco as intercorrências respiratórias relacionadas ao COVID-19. “O objetivo é fazer a triagem das situações respiratórias da nossa comunidade. Também teremos um diferencial, um centro de testagem, onde estaremos fazendo testes rápidos para casos realmente pertinentes ao COVID-19″, destacou.
Todo o processo de construção da UPA Junção tem sido acompanhado pelo Gabinete de Programas e Projetos Especiais. Segundo Darlene Pereira, responsável pelo setor, não houve paralisação nas obras mesmo após o avanço do Coronavírus no país. “ A equipe foi reforçada e a construção não parou durante a pandemia, pois é uma obra prioritária para o governo e para o município. A equipe está trabalhando para dar conta da conclusão dessa primeira etapa, que vai servir como centro de triagem”, afirmou.
O prefeito Lindenmeyer reforçou que, a partir de articulação com a Santa Casa e o Hospital Universitário, o local também será utilizado para a instalação de um hospital de campanha. “Com a soma desses esforços, nós teremos leitos de retaguarda e um volume maior de leitos de UTI para COVID-19, para darmos segurança de atendimento a nossa população, principalmente por aquilo que está por vir. Agora, na proximidade do inverno, crescem as doenças respiratórias batendo a porta das unidades de tratamento intensivo nos nossos hospitais, somando-se ao problema da pandemia mundial.[…] Então estamos nos preparando para a guerra, para darmos condições aos nossos trabalhadores de saúde, para que possam fazer frente a esse grande desafio, que é a preservação das vidas frente ao Coronavírus”, declarou.
Santa Casa recebe doação
Também no sábado, o prefeito Alexandre e o secretário Maicon Lemos estiveram na Santa Casa, onde participaram da recepção de uma doação por parte CMPC Brasil. A doação foi de 2 respiradores, 25 mil máscaras descartáveis, 50 máscaras de proteção tipo face shield e 100 caixas de luvas de látex. Os respiradores serão destinados para os leitos de retaguarda COVID-19 da Santa Casa do Rio Grande. Os demais itens serão utilizados pelos trabalhadores do hospital, para a proteção durante os atendimentos.