Representantes do município participaram do primeiro módulo do Curso Farmácia Viva

Por

Representantes do município, entre eles a farmacêutica da Secretaria de Município da Saúde (SMS) de Carolina Almeida, participaram neste mês do primeiro módulo do Curso Farmácia Viva. A perspectiva, segundo o secretário de Saúde de Rio Grande, Maicon Lemos, a partir da formação, é pela implantação de uma Farmácia Viva em Rio Grande.

Durante o primeiro módulo, realizado em Porto Alegre, os participantes tiveram contato com conteúdos relacionados às Políticas Públicas em Plantas Medicinais e Fitoterápicos; Fitoterapia em Racionalidade Médicas, Introdução à Fitoterapia, Identificação de Plantas Medicinais e adulterações e toxicidade de plantas Medicinais e Interações entre Plantas Medicinais e Medicamentos. Os palestrantes foram o Diretor DAS e AF Roberto Eduardo Schneiders, a coordenadora Sílvia Czermainski e o consultor farmacêutico Dr. Roger Remy Dresch.

De acordo com o secretário da pasta da Saúde em Rio Grande, “seguindo a disponibilidade deste segmento farmacêutico pelo SUS, a ideia é disponibilizar à comunidade o acesso a Farmácia Viva no sentido de atender aos usuários do SUS  que consultam e mantém prescrições por esta linha complementar que integram às PICS ( Práticas Integrativas e Complementares do SUS)”, explica Maicon Lemos. O projeto prevê a instalação de um guichê na Farmácia do SUS em Rio Grande para dispensação destes tratamentos.

O SUS pode trabalhar com: Plantas Medicinais in natura, Planta Medicinal seca, Fitoterápicos manipulados e Fitoterápicos industrializados. A Fitoterapia e o uso de Plantas Medicinais e Fitoterápicos se caracterizam por ser um campo interdisciplinar e envolver várias áreas de conhecimento e assim está ligada a 13 ministérios e políticas setoriais. A implantação da fitoterapia no SUS representa uma prática de saúde de enfrentamento ao modelo biomédico vigente, criando inclusive ambiente propício para a reivindicação de outras opções e alternativas terapêuticas pelo usuário.

Também discutiu-se, durante a formação, sobre a Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos (PNPMF) e a Política Intersetorial de Plantas Medicinais e Medicamentos Fitoterápicos do RS (PIPMMF/RS). Esta última prevê garantir a disponibilidade de plantas medicinais e de medicamentos fitoterápicos, com qualidade e segurança à população.

As ações destas políticas podem ser realizadas através das Farmácias Vivas, estabelecimentos que se tornam estrategicamente importantes para a efetiva implementação dessa política. Durante o módulo, o estado também anunciou que estão em processo de formulação hortos referências, começando pelo Jardim Botânico e o Horto de Sapiranga. Estes hortos deverão fornecer aos demais municípios mudas de plantas botanicamente identificadas para que se possa replicar e começar o trabalho.

Assessoria de Comunicação/PMRG

Com informações da SMS/ Fotos SMS

O post Representantes do município participaram do primeiro módulo do Curso Farmácia Viva apareceu primeiro em Prefeitura do Rio Grande.