Núcleo de Educação Coletiva em Saúde promoveu palestra sobre Mucopolissacaridoses

Na última sexta-feira (23), a Secretaria de Saúde (SMS), por meio do Núcleo Municipal de Educação Coletiva em Saúde (NUMESC), em parceria com a UFRGS e Hospital de Clínicas, promoveu palestra a respeito de doenças genéticas raras, com enfoque nas mucopolissacaridoses. A atividade ocorreu no auditório da SMS, com o intuito de fornecer capacitação aos servidores que atuam na área da saúde em nosso município.
As Mucopolissacaridoses ou MPS fazem parte do subgrupo das doenças de depósito lisossômicos (DDL), as quais pertencem ao ainda maior grupo de doenças genéticas do metabolismo, causadas por deficiência de enzimas. Juntas, afetam cerca de 1 em cada 25.000 nascidos vivos por ano.
No paciente com MPS, os lisossomos (interior das células) não conseguem cumprir corretamente sua função, que é digerir grandes moléculas para serem utilizadas ou reutilizadas. No caso desta doença, tais moléculas mal digeridas são os Glicosaminoglicanos (GAGs), responsáveis pela lubrificação e união entre os tecidos. Daí a consistência mucoide, viscosa. Os principais comprometimentos da doença são gerados nos ossos e articulações, vias respiratórias, sistema cardiovascular e funções cognitivas.
O diagnostico é feito através de seus sinais e sintomas, o que torna de fundamental importância a educação profissional para uma detecção precoce. O diagnóstico costuma ocorrer de 4 à 6 anos após os primeiros sintomas, o que prejudica muito a condição de saúde dos usuários acometidos por está doença hereditária e genética.
O post Núcleo de Educação Coletiva em Saúde promoveu palestra sobre Mucopolissacaridoses apareceu primeiro em Prefeitura do Rio Grande.