SECRETARIA DE MUNICÍPIO DA SAÚDE

SUPERINTENDÊNCIA DE

MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE

A média complexidade ambulatorial é composta por ações e serviços que visam atender aos principais problemas e agravos de saúde da população, cuja complexidade da assistência na prática clínica demande a disponibilidade de profissionais especializados e a utilização de recursos tecnológicos para o apoio diagnóstico e tratamento.

CENTRAL DE MARCAÇÃO DE CONSULTAS

Especializadas e Exames (CMCE)

SERVIÇOS

SUPERINTENDÊNCIA DE

MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE

MAC

SOBRE

A média complexidade ambulatorial é composta por ações e serviços que visam atender aos principais problemas e agravos de saúde da população, cuja complexidade da assistência na prática clínica demande a disponibilidade de profissionais especializados e a utilização de recursos tecnológicos para o apoio diagnóstico e tratamento.

É definido como de alta complexidade o conjunto de procedimentos que, no contexto do SUS, envolve alta tecnologia e alto custo, objetivando propiciar à população acesso a serviços qualificados, integrando-os aos demais níveis de atenção à saúde (atenção básica e de média complexidade).

As ações e procedimentos considerados de média e alta complexidade ambulatorial e hospitalar constituem um importante elenco de responsabilidades, serviços e procedimentos relevantes para a garantia da resolutividade e integralidade da assistência ao cidadão.

A Superintendência de Média e Alta Complexidade é responsável pelo gerenciamento e/ou monitoramento dos serviços de Atenção Secundária e Terciária. As Unidades de Atendimento Especializado são serviços complementares à assistência básica, as quais promovem o tratamento e a reabilitação dos usuários, os quais são acometidos por patologias de difícil manejo com os recursos municipais. Estas unidades agregam qualidade ao atendimento já ofertado no município, com a disposição de tecnologias condizentes com o grau de necessidade do usuário.

A Superintendência de Média e Alta Complexidade é composta pelo TFD – Tratamento Fora do Domicílio, Rede de Atenção Psicossocial, CMCE – Central de Marcação de Consultas Especializadas e Exames, Ambulatório de Especialidades da SMS e a Rede de Urgência e Emergência, realizando a interlocução com as Unidades Hospitalares do município para garantia e continuidade da assistência.

SERVIÇOS

TRATAMENTO FORA DO DOMICÍLIO (TFD)

O Tratamento Fora do Domicílio (TFD) é um instrumento legal que permite através do Sistema Único de Saúde (SUS) o encaminhamento de pacientes a outras unidades de saúde a fim de realizar tratamento médico fora do seu município ou da sua microrregião quando esgotados todos os meios de tratamento na localidade de residência.

Usuários do SUS.

  • Avaliações e atendimentos do Serviço Social aos usuários, com disponibilização de transporte conforme necessidade e disponibilidade;
  • Acolhimento e cadastro dos pacientes que necessitam ser encaminhados aos diversos serviços referências em outros municípios;
  • Acolhimento dos pacientes para retornos de consultas, exames e medicações;
  • Autorização de exames solicitados pelos serviços de fora do município a serem realizados no município;
  • Visita domiciliar, busca ativa de pacientes;
  • Encaminhamentos para Oxigenoterapia domiciliar.

O TFD localiza-se no piso térreo da Secretaria de Município da Saúde, identificado como Ala C.

Horário de atendimento: 08:00hs às 14:00hs, de segunda a sexta-feira (exceto feriados)

Telefone para contato: 3237-4204 e 3237-4203

REDE DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL

A rede de Saúde Mental é composta pelos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), pelo Ambulatório de Saúde Mental e pelo Serviço Residencial Terapêutico (SRT).

São serviços especializados no atendimento às pessoas com transtornos mentais e comportamentais e também devido ao uso e/ou abuso de substâncias psicoativas. Oferecem atendimento psicológico, psiquiátrico, consulta de enfermagem, serviço social e oficinas terapêuticas, objetivando a recuperação, reabilitação e reinserção social.

A atenção aos usuários nestas unidades de saúde deverá incluir as seguintes atividades, desenvolvidas pela equipe multi-profissional:

− atendimento individual (consulta, psicoterapia, dentre outras)

− atendimento grupal (grupo operativo, terapêutico, atividades sócioterápicas, de orientação, atividades de sala de espera, atividades educativas em saúde). Por profissional de nível médio poderão ser realizados grupos de orientação e de sala de espera;

− visitas domiciliares por profissional de nível superior ou médio;

− atividades comunitárias por profissional de nível superior ou médio, especialmente na área de referência do serviço de saúde.

CENTRAL DE MARCAÇÃO

DE CONSULTAS

ESPECIALIZADAS

E EXAMES (CMCE)

A CMCE é responsável pelo agendamento de consultas especializadas e pela autorização e/ou agendamento de exames (exceto exames laboratoriais).

Usuários do SUS.

  1. Os encaminhamentos para consulta com médico especialista e as solicitações de exames devem ser deixados na Unidade Básica de Saúde (UBS/UBSF) referência do domicílio do paciente;
  2. A Unidade Básica de Saúde encaminha os documentos para a CMCE;
  3. A CMCE realiza uma triagem das solicitações e encaminhamentos para priorizar os atendimentos de urgência;
  4. Após, a CMCE realiza o agendamento da consulta especializada e/ou a autorização de exame e retorna estes documentos para a Unidade Básica de Saúde referência do paciente;
  5. O paciente é comunicado para retirar os documentos na sua UBS/UBSF e então é orientado quanto ao agendamento e local de realização da consulta e/ou exame;

Está situada na Secretaria de Município da Saúde;

Horário: 08:00hs às 17:00hs para atendimento das UBS/UBSF;

Telefone: sempre que o paciente quiser solicitar alguma informação sobre os seus agendamentos deverá ligar para a sua Unidade Básica de Saúde.

AMBULATÓRIO DE ESPECIALIDADES DA SMS

Serviço especializado no qual são realizadas consultas nas áreas de Cardiologia, Dermatologia, Endocrinologia, Ginecologia, Pneumologia, Urologia e Fonoaudiologia.

Usuários do SUS.

Os atendimentos são agendados pela Central de Marcação de Consultas e Exames (CMCE).

O Ambulatório localiza-se no piso térreo da Secretaria de Município da Saúde, identificado como Ala B.

Horário: 08:00hs às 14:00hs, de segunda a sexta-feira (exceto feriados)

Telefone: 32374240

REDE DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA

A Rede de Urgência e Emergência contempla os serviços de assistência à população em característica de assistência imediata, acometidos por intercorrências agudas, com unidades destacadas estrategicamente em regiões as quais além de assistir a população adstrita, agrega aos demais bairros reforço em assistência na modalidade de Pronto Atendimento, bem como os serviços de remoção em situação de urgência e emergência.

Essas unidades estão localizadas em regiões estratégicas de forma a descentralizar o acesso ao usuário e promover a redução do tempo de primeiro acesso em situação de urgência e emergência.

Unidades Básicas de Saúde 24Hs e Mistas

São unidades que ofertam atendimentos de urgência e emergência mas também ofertam atendimento de atenção básica (UBS e UBSF), com as seguintes diferenças: