MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE
SECRETARIA DE MUNICÍPIO DA SAÚDE
SUPERINTENDÊNCIA DE
MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE
A média complexidade ambulatorial é composta por ações e serviços que visam atender aos principais problemas e agravos de saúde da população, cuja complexidade da assistência na prática clínica demande a disponibilidade de profissionais especializados e a utilização de recursos tecnológicos para o apoio diagnóstico e tratamento.
CENTRAL DE MARCAÇÃO DE CONSULTAS
Especializadas e Exames (CMCE)
SERVIÇOS
SUPERINTENDÊNCIA DE
MAC
SOBRE
A média complexidade ambulatorial é composta por ações e serviços que visam atender aos principais problemas e agravos de saúde da população, cuja complexidade da assistência na prática clínica demande a disponibilidade de profissionais especializados e a utilização de recursos tecnológicos para o apoio diagnóstico e tratamento.
É definido como de alta complexidade o conjunto de procedimentos que, no contexto do SUS, envolve alta tecnologia e alto custo, objetivando propiciar à população acesso a serviços qualificados, integrando-os aos demais níveis de atenção à saúde (atenção básica e de média complexidade).
As ações e procedimentos considerados de média e alta complexidade ambulatorial e hospitalar constituem um importante elenco de responsabilidades, serviços e procedimentos relevantes para a garantia da resolutividade e integralidade da assistência ao cidadão.
A Superintendência de Média e Alta Complexidade é responsável pelo gerenciamento e/ou monitoramento dos serviços de Atenção Secundária e Terciária. As Unidades de Atendimento Especializado são serviços complementares à assistência básica, as quais promovem o tratamento e a reabilitação dos usuários, os quais são acometidos por patologias de difícil manejo com os recursos municipais. Estas unidades agregam qualidade ao atendimento já ofertado no município, com a disposição de tecnologias condizentes com o grau de necessidade do usuário.
A Superintendência de Média e Alta Complexidade é composta pelo TFD – Tratamento Fora do Domicílio, Rede de Atenção Psicossocial, CMCE – Central de Marcação de Consultas Especializadas e Exames, Ambulatório de Especialidades da SMS e a Rede de Urgência e Emergência, realizando a interlocução com as Unidades Hospitalares do município para garantia e continuidade da assistência.





SERVIÇOS
TRATAMENTO FORA DO DOMICÍLIO (TFD)

O Tratamento Fora do Domicílio (TFD) é um instrumento legal que permite através do Sistema Único de Saúde (SUS) o encaminhamento de pacientes a outras unidades de saúde a fim de realizar tratamento médico fora do seu município ou da sua microrregião quando esgotados todos os meios de tratamento na localidade de residência.
Usuários do SUS.
- Avaliações e atendimentos do Serviço Social aos usuários, com disponibilização de transporte conforme necessidade e disponibilidade;
- Acolhimento e cadastro dos pacientes que necessitam ser encaminhados aos diversos serviços referências em outros municípios;
- Acolhimento dos pacientes para retornos de consultas, exames e medicações;
- Autorização de exames solicitados pelos serviços de fora do município a serem realizados no município;
- Visita domiciliar, busca ativa de pacientes;
- Encaminhamentos para Oxigenoterapia domiciliar.
O TFD localiza-se no piso térreo da Secretaria de Município da Saúde, identificado como Ala C.
Horário de atendimento: 08:00hs às 14:00hs, de segunda a sexta-feira (exceto feriados)
Telefone para contato: 3237-4204 e 3237-4203
REDE DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL
A rede de Saúde Mental é composta pelos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), pelo Ambulatório de Saúde Mental e pelo Serviço Residencial Terapêutico (SRT).
São serviços especializados no atendimento às pessoas com transtornos mentais e comportamentais e também devido ao uso e/ou abuso de substâncias psicoativas. Oferecem atendimento psicológico, psiquiátrico, consulta de enfermagem, serviço social e oficinas terapêuticas, objetivando a recuperação, reabilitação e reinserção social.
A atenção aos usuários nestas unidades de saúde deverá incluir as seguintes atividades, desenvolvidas pela equipe multi-profissional:
− atendimento individual (consulta, psicoterapia, dentre outras)
− atendimento grupal (grupo operativo, terapêutico, atividades sócioterápicas, de orientação, atividades de sala de espera, atividades educativas em saúde). Por profissional de nível médio poderão ser realizados grupos de orientação e de sala de espera;
− visitas domiciliares por profissional de nível superior ou médio;
− atividades comunitárias por profissional de nível superior ou médio, especialmente na área de referência do serviço de saúde.
Serviço destinado ao atendimento de usuários com transtornos mentais graves e persistentes tais como transtornos psicóticos.
Usuários do SUS maiores de 18 anos.
Os pacientes podem ser encaminhados com Boletim de Referência e Contra-referência por meio de algum serviço da rede bem como podem acessar diretamente o serviço.
Endereço: Av. Pres. Vargas, 688 – Vila Juncao, Rio Grande – RS, 96202-188
Horário de funcionamento: das 08:00 às 18:00 sem fechar ao meio-dia, de segunda a sexta-feira (exceto feriados)
Telefone: (53) 3232-3258
Serviço destinado ao atendimento de usuários com transtornos mentais decorrentes do uso e dependência de substâncias psicoativas (incluindo o álcool).
Usuários do SUS com idade a partir dos 16 anos.
O acolhimento ocorre por livre demanda ou o usuário pode ser encaminhado por outra unidade de saúde com o Boletim de Referência e Contra-referência.
Endereço: R. Mal. Floriano Peixoto, 493 – Centro, Rio Grande – RS, 96200-380
Horário de funcionamento: das 08:00 às 18:00 sem fechar ao meio-dia, de segunda a sexta-feira (exceto feriados)
Telefone: (53) 3231-7375
Serviço destinado ao atendimento de crianças e jovens que apresentam algum tipo de sofrimento psíquico e usuários de substâncias psicoativas de até 16 anos de idade.
Usuários do SUS de até 18 anos e usuários de substâncias psicoativas de até 16 anos.
O acolhimento ocorre por livre demanda ou o usuário pode ser encaminhado por outros dispositivos da Rede de Atenção à Criança e ao Adolescente.
Endereço: R. Marcílio Dias, 636 – Cidade Nova, Rio Grande – RS, 96211-550
Horário de funcionamento: das 08:00 às 18:00 sem fechar ao meio-dia, de segunda a sexta-feira (exceto feriados)
Telefone: (53) 3233-3239
Serviço destinado ao atendimento de usuários com transtornos mentais leves a moderados e transitórios tais como transtornos depressivos, ansiosos e alimentares.
Usuários do SUS maiores de 18 anos.
Por tratar-se de serviço de apoio à Atenção Básica e à rede, os pacientes devem ser encaminhados com Boletim de Referência e Contra-referência por meio das UBSFs, UBSs, podendo também ser encaminhados pelo Hospital Psiquiátrico, Conselho Tutela, CRAS, CREAS e outros dispositivos.
Endereço: R. Gen. Bacelar, 509 – Centro, Rio Grande – RS, 96200-370
Horário de funcionamento: das 08:00 às 18:00 sem fechar ao meio-dia, de segunda a sexta-feira (exceto feriados)
Telefone: (53) 3231-1532
Os Serviços Residenciais Terapêuticos, também conhecidos como Residências Terapêuticas, são casas, locais de moradia, destinadas a pessoas com transtornos mentais que permaneceram em longas internações psiquiátricas e impossibilitadas de retornar às suas famílias de origem.
Pacientes egressos de internação psiquiátrica de longa duração. Cabe ao gestor municipal/estadual do SUS identificar os usuários em condições de serem beneficiados por esta nova modalidade terapêutica, bem como instituir as medidas necessárias ao processo de transferência dos mesmos dos hospitais psiquiátricos para os Serviços Residenciais Terapêuticos em Saúde Mental.
Estes serviços devem garantir assistência aos portadores de transtornos mentais com grave dependência institucional que não tenham possibilidade de desfrutar de inteira autonomia social e não possuam vínculos familiares e de moradia, promovendo a reinserção desta clientela à vida comunitária.

CENTRAL DE MARCAÇÃO
DE CONSULTAS
ESPECIALIZADAS
E EXAMES (CMCE)
A CMCE é responsável pelo agendamento de consultas especializadas e pela autorização e/ou agendamento de exames (exceto exames laboratoriais).
Usuários do SUS.
- Os encaminhamentos para consulta com médico especialista e as solicitações de exames devem ser deixados na Unidade Básica de Saúde (UBS/UBSF) referência do domicílio do paciente;
- A Unidade Básica de Saúde encaminha os documentos para a CMCE;
- A CMCE realiza uma triagem das solicitações e encaminhamentos para priorizar os atendimentos de urgência;
- Após, a CMCE realiza o agendamento da consulta especializada e/ou a autorização de exame e retorna estes documentos para a Unidade Básica de Saúde referência do paciente;
- O paciente é comunicado para retirar os documentos na sua UBS/UBSF e então é orientado quanto ao agendamento e local de realização da consulta e/ou exame;
Está situada na Secretaria de Município da Saúde;
Horário: 08:00hs às 17:00hs para atendimento das UBS/UBSF;
Telefone: sempre que o paciente quiser solicitar alguma informação sobre os seus agendamentos deverá ligar para a sua Unidade Básica de Saúde.
AMBULATÓRIO DE ESPECIALIDADES DA SMS
Serviço especializado no qual são realizadas consultas nas áreas de Cardiologia, Dermatologia, Endocrinologia, Ginecologia, Pneumologia, Urologia e Fonoaudiologia.
Usuários do SUS.
Os atendimentos são agendados pela Central de Marcação de Consultas e Exames (CMCE).
O Ambulatório localiza-se no piso térreo da Secretaria de Município da Saúde, identificado como Ala B.
Horário: 08:00hs às 14:00hs, de segunda a sexta-feira (exceto feriados)
Telefone: 32374240
REDE DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA
A Rede de Urgência e Emergência contempla os serviços de assistência à população em característica de assistência imediata, acometidos por intercorrências agudas, com unidades destacadas estrategicamente em regiões as quais além de assistir a população adstrita, agrega aos demais bairros reforço em assistência na modalidade de Pronto Atendimento, bem como os serviços de remoção em situação de urgência e emergência.
Essas unidades estão localizadas em regiões estratégicas de forma a descentralizar o acesso ao usuário e promover a redução do tempo de primeiro acesso em situação de urgência e emergência.
Unidades Básicas de Saúde 24Hs e Mistas
São unidades que ofertam atendimentos de urgência e emergência mas também ofertam atendimento de atenção básica (UBS e UBSF), com as seguintes diferenças:
As UBS 24 horas concomitantemente assistem à população através da realização de atendimentos de urgência e emergência, bem como o desenvolvimento de ações relacionadas à atenção básica com ações de promoção, proteção e recuperação da saúde, tanto individual quanto coletiva. Entre os serviços disponibilizados estão: atendimentos nas especialidades básicas de clínica médica, ginecologia, pediatria e odontologia; realização de ações de enfermagem; atendimentos por consultas agendadas (condições crônicas) e serviço de pronto-atendimento (condições agudas); ações de imunização e vigilância epidemiológica.
Atualmente o município dispõe de 02 (duas) UBS 24 horas:
Localização: Rua dos Veleiros, nº300.
Horário de atendimento: 24hs por dia, todos os dias (incluindo finais de semana e feriados).
Telefone: (53) 32351012
Localização: Rua Júlio de Castilhos, s/n.
Horário de atendimento: 24hs por dia, todos os dias (incluindo finais de semana e feriados).
Telefone: (53) 32361499
As unidades com característica mista realizam durante o dia ações/atendimentos relacionados à atenção básica no modelo de Estratégia de Saúde da Família (ESF) e durante a noite e finais de semana são desenvolvidas ações/atendimentos de pronto-atendimento (urgência/emergência) com equipe diversa.
Atualmente são 02 (duas) unidades com característica mista:
Localização: Rua João Moreira, nº188.
Horário de atendimento: na modalidade de pronto atendimento o horário é das 19hs às 07hs, de segunda a sexta-feira; final de semana e feriados o horário é 24hs.
Telefone: (53) 32391200
Localização: Rua Carlos Santos, nº 1239.
Horário de atendimento: na modalidade de pronto atendimento o horário é das 19hs às 07hs, de segunda a sexta-feira; final de semana e feriados o horário é 24hs.
Telefone: (53) 32308093
O Serviço Municipal de Urgência (SMU) presta atendimento e realiza o transporte de pacientes em situação de urgência e emergência e também realiza o transporte de pacientes em situação de debilidade motora para consultas agendadas e tratamentos de reabilitação no município e região.
As Unidades móveis (ambulâncias) estão localizadas nas bases das Unidades 24 horas e Mistas (Cassino, Parque Marinha, Quinta e Profilurb), bem como há uma unidade na área central (PAM) e outra na área rural do município (Povo Novo).
As unidades são compostas por equipes de suporte básico de vida, sendo um condutor socorrista e um técnico de enfermagem socorrista.
Usuários do SUS.
Para os atendimentos de urgência este serviço é acionado através da central municipal de chamadas, a qual acolhe as ocorrências e aciona a viatura mais próxima do local.
Telefone: 08006451192 nas 24 horas do dia.
Para os atendimento eletivos (previamente agendados) o serviço deverá ser solicitado na Central de Viaturas da SMS, devendo ser apresentados os seguintes documentos: comprovante do atendimento agendado em Serviço do SUS e atestado médico justificando a necessidade do transporte, com antecedência de 48 horas.
A Central de Viaturas localiza-se no piso térreo da SMS, no corredor ao lado da farmácia
Horário de atendimento: das 08 às 14hs, de segunda a sexta-feira (exceto feriados)
Telefone: 32338489
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) tem como objetivo chegar precocemente à vítima após ter ocorrido alguma situação de urgência ou emergência, podendo esta ser de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátrica, psiquiátrica, dentre outras, a qual possa causar ao usuário sofrimento, sequelas ou até mesmo a morte. Trata-se de um serviço pré-hospitalar que visa conectar as vítimas aos recursos que elas necessitam e com a maior brevidade possível.
Os atendimentos são realizados em qualquer localidade, tanto em residências e locais de trabalho quanto em vias públicas. Dispondo de equipes que reúnem médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e condutores socorristas.
As Unidades Móveis estão localizadas em base centralizada na área meio oeste, com 4 viaturas: 1 Suporte Avançado, 1 Suporte Básico e 2 MOTOLÂNCIAS, as quais são disparadas para qualquer local do município conforme a complexidade da ocorrência.
Usuários do SUS.
O SAMU 192 é um serviço gratuito, que funciona 24 horas, por meio da prestação de orientações e do envio de veículos tripulados por equipe capacitada, acessado pelo número “192” e acionado por uma Central de Regulação Estadual das Urgências.
