Prefeitura repassa veículo para Central de Transplantes da Santa Casa e outro para o SAMU

Por

A Prefeitura do Rio Grande, por intermédio da Secretaria de Município da Saúde (SMS) realiza, terça-feira (24), às 11h, em frente ao prédio do Executivo Municipal, a doação de um veículo camionete para uso da Central de Captação de Órgãos da Santa Casa. No mesmo ato, haverá a entrega de uma ambulância extra para o SAMU, que terá como prioridade reforçar os atendimentos e situações de grande emergência, em apoio ao balneário do Cassino, durante o período do veraneio – 21 de dezembro a 2 de março.

Conforme explicou o titular da pasta da Saúde no município, Maicon Lemos, a ambulância para o SAMU faz parte de uma parceria entre a Secretaria de Saúde do Estado e a Prefeitura. “Pela parceria, há o repasse do governo estadual da ambulância e de recursos para custeio. A prefeitura entra com pessoal e insumos”.

Já o veículo a ser doado para a Santa Casa tem por objetivo garantir o deslocamento das equipes médicas para a realização da captação de órgãos no traslado entre aeroporto e o hospital, e vice versa. Desta forma, “se garante o deslocamento rápido e seguro, tanto da equipe como dos órgãos”, acentua o secretário.

Maicon Lemos disse, ainda, que toda a ação envolvendo a doação do veículo para a Santa Casa está sendo possível, devido a uma soma de esforços. Houve a aprovação pelo Conselho Municipal de Saúde para manutenção de um convênio entre a Secretaria de Município da Saúde e a Santa Casa para uso do veículo em regime exclusivo e restrito ao serviço. Segundo, havia uma solicitação dos servidores da Central de Transplantes: eles buscaram junto à Prefeitura e à Assembleia Legislativa apoio para aquisição do veículo que foi doado ao Executivo pela Receita Federal. Por fim, a SMS regularizou o veículo com o estabelecimento do convênio, sendo possível atender a antiga demanda.

A Santa Casa possuía outro veículo que apresentava problemas de mecânica, mas não havia recursos para aquisição de um novo. O secretário avalia que “essa ação garante a segurança na realização do transporte da equipe médica e órgãos, possibilitando, assim, que uma vida possa salvar dezenas de outras”.