Secretária de Saúde fala sobre o possível fechamento da maternidade da Santa Casa
As informações a respeito do fechamento da maternidade da Santa Casa, por causa de problemas administrativos e financeiros do hospital, preocupam a Prefeitura do Rio Grande, que acompanha de perto as negociações da instituição com o Governo do RS. Nesta quinta-feira a secretária de Saúde do Rio Grande, Zelionara Branco divulgou uma nota oficial sobre a situação. Confira na íntegra:
“Desde o início de 2021 a Santa Casa tem informado sobre sua dificuldade em manter a maternidade devido a problemas financeiros e administrativos, entre os quais está a falta de profissionais. Em setembro de 2021 o Governo do Estado reuniu todas as partes envolvidas e interessadas no serviço para avaliar as condições de repassar a referência de gestações de baixo risco para outras instituições.
Uma avaliação técnica foi feita por profissionais da Secretaria Estadual da Saúde em novembro e, até o momento, ainda se aguarda a proposta de readequação formulada pelo Estado. Acreditamos que em breve a Secretaria Estadual de Saúde deve propor ações para enfrentar a situação e discuti-las com prefeitos e secretários da região a fim de promover a reordenação da rede e manter a qualidade e o atendimento adequado às gestantes do Rio Grande e outras cidades.”